Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lula quer ‘regular’ mídia caso seja eleito em 2022

Em entrevista, o ex-presidente Lula afirmou que “não é possível” manter regulamentação de 1962 para os meios de comunicação

Redação Publicado em 27/08/2021, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula fala em entrevista coletiva após anulação das condenações em março de 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)
Lula fala em entrevista coletiva após anulação das condenações em março de 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar nesta sexta, 27, que, caso seja eleito presidente da República em 2022, pretende regular a mídia. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Metrópole da Bahia.

Durante declaração, Lula não confirmou que será candidato nas eleições de 2022, mas ele é considerado o principal candidato do Partido dos Trabalhadores  — e inclusive lidera as pesquisas de intenção de voto.

+++LEIA MAIS: ‘Nunca tive tanta vontade de ser presidente’, diz Lula sobre eleições de 2022

"Ainda não decidi se sou candidato. Eu estou com muita paciência, estou conversando com muita gente, estou ouvindo muito desaforo, leio muito a imprensa. Tem alguns setores da imprensa que não querem que eu volte a ser candidato. Porque se eu voltar [à Presidência] eu vou regular os meios de comunicação deste país," afirmou Lula.

O ex-presidente Lula continuou a falar sobre o assunto durante entrevista, e criticou o formato de regulação existente no Brasil: "A gente não pode ficar com a regulamentação de 1962, não é possível."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro 'agride, desrespeita e não governa o país', diz Lula

Não é a primeira vez que Lula fala em regular os meios de comunicação no Brasil. Conforme relembrado pela Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou em diversos momentos que, caso volte ao poder, iria regular a situação da imprensa.

Em 2019, Lula deu um discurso no 7º Congresso Nacional do PT que defendeu a liberdade de imprensa e a regulação da mídia. Na época, o ex-presidente afirmou que a “democratizar a comunicação não é fechar uma TV, é abrir muitas”: “Não pode um grupo familiar decidir sozinho o que é notícia e o que não é, com base unicamente em seus interesses políticos e econômicos.”

+++LEIA MAIS: Lula tem chance de vitória no 1º turno das eleições de 2022, aponta pesquisa


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!