Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lula tem chance de vitória no 1º turno das eleições de 2022, aponta pesquisa

Segundo pesquisa Quaest, Lula está na margem de erro para vencer no 1º turno em seis cenários diferentes

Redação Publicado em 04/08/2021, às 10h07 - Atualizado às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula fala em entrevista coletiva após anulação das condenações em março de 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)
Lula fala em entrevista coletiva após anulação das condenações em março de 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer eleições de 2022 no primeiro turno. Segundo pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta, 4, de agosto, em um dos cenários, o petista teria 44% dos votos contra 44% da soma dos eleitores de Jair Bolsonaro (sem partido), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB).

Conforme publicado pela Veja, Lula não teria chance de vencer no primeiro turno apenas se, ao invés de Doria, o candidato à presidência fosse o ex-juiz Sérgio Moro. Nesse cenário, o petista teria 44% dos votos contra 46% da soma dos outros concorrentes.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro 'agride, desrespeita e não governa o país', diz Lula

Foram seis possíveis cenários pesquisados pela Quaest: entre eles, uma disputa entre Lula(46), Bolsonaro(29) e Ciro(12); outra entre Lula(44), Bolsonaro(27), Ciro(10) e Datena(10), e ainda há Lula(45), Bolsonaro(29), Ciro(10) e Eduardo Leite(4).

Segundo a pesquisa, Lula derrotaria todos os adversários no segundo turno, recebendo entre 53 e 58% dos votos. O levantamento também indicou que os brasileiros têm preocupação com a situação econômica do país.

+++LEIA MAIS: Lula critica voto impresso: ‘Voltar para época dos dinossauros’

Economia do Brasil

Dos 1.500 entrevistados, 19% se disserem muito otimistas com a economia, enquanto 31% falaram que estão “um pouco” otimistas. 21% acreditam que a situação econômica ficará como está e 24% disseram que irá piorar.

Em relação à situação atual da economia, 47% acreditam que ela piorou nos últimos seis meses, enquanto 21% falaram que piorou um pouco. A pesquisa Quaest foi realizada entre 9 de julho e 1º de agosto com 1.500 entrevistas presenciais domiciliares em 95 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

+++LEIA MAIS: ‘Barco de Bolsonaro está com risco de afundar’, diz Boulos


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS