Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Netflix, Disney e Warner custearão viagens de funcionários para interromper gravidez nos Estados Unidos

Empresas anunciaram decisão após lei Roe v. Wade ser anulada

Redação Publicado em 28/06/2022, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Netflix, Disney e Warner Bros. Discovery - Netflix, Disney e Warner Bros. Discovery (Foto: Divulgação)
Netflix, Disney e Warner Bros. Discovery - Netflix, Disney e Warner Bros. Discovery (Foto: Divulgação)

Disney, Netflix, Paramount, Comcast, Warner Bros. Discovery, Sony, Meta e várias grandes empresas de mídia e entretenimento cobrirão os custos de viagem de funcionários que buscam interroper a gravidez depois que a Suprema Corte anulou Roe v. Wade.

Informações reunidas pela Variety apontam que as empresas pretendem manter o acesso aos cuidados necessários para os funcionários, incluindo planejamento familiar e cuidados reprodutivo. Aqueles que não conseguirem o acesso para realizar o procedimento, terão uma viagem totalmente custeado pela empresa, para um local onde o procedimento é autorizado. 

+++ LEIA MAIS: Pink pede para opositores da lei do aborto ‘nunca ouvirem a minha música novamente’

Após a decisão da suprema corte, 13 estados se posicionaram em direção ao banimento, pelo menos nove pretendem criminalizar o procedimento. Algumas empresas de Hollywood não responderam a um pedido de comentário sobre a decisão, enquanto outras, como Amazon e Lionsgate, ainda não tem uma posição sobre a medida.

O parecer final da Suprema Corte, escrito pelo juiz Samuel Alito, repudia totalmente a decisão de 1973 que garantia proteções constitucionais federais do direito ao aborto. Ele também efetivamente derruba a decisão de 1992 em Planned Parenthood v. Casey que manteve em grande parte o direito estabelecido em Roe.

+++ LEIA MAIS: Selena Gomez pede posicionamento de homens em Hollywood sobre aborto

Nos Estados Unidos, os estados possuem poder de escrever as próprias leis com base na constituição local, por esse motivo, outros 16 estados devem seguir garantindo o acesso legal ao aborto seguro. Outros estados não devem proibir o procedimento, porém, também não possuem legislação que garanta o procedimento.

Uma série de artistas se manifestaram contra a decisão. Entre os nomes, estão Kendrick Lamar, Billie Eilish, Halsey, Cyndi Lauper, Green Day, entre outros.

+++LEIA MAIS: Geração Z está ‘cancelando’ Elvis no TikTok; entenda

Confira o protesto de Olivia Rodrigo e Lily Allen cantando “Fuck You”. A música foi originalmente inspirada em partidos políticos ultraconservadores que lideravam os EUA e o Reino Unido na época em que foi escrita.