'Pai da mentira ataca novamente', diz Lula sobre fake news compartilhada em canais bolsonaristas

No Twitter, o ex-presidente Lula rebateu fake news que o acusava de ameaçar igrejas no Rio Grande do Norte

Redação Publicado em 31/08/2021, às 11h17 - Atualizado às 11h28

None
Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 (Foto: Sean Gallup/Getty Images)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para rebater fake news que circulavam em sites e perfis bolsonaristas. Segundo as matérias inverídicas, o petista teria ameaçado padres e pastores no Rio Grande do Norte.

Conforme publicado pelo Correio Braziliense, Lula escreveu na rede social: “O Pai da Mentira ataca novamente. Não caia em terrorismo bolsonarista. Eles fazem fake news e vocês me ajudam compartilhando a verdade”.

+++LEIA MAIS: Visita de Lula a Salvador surpreende pela 'semelhança' com campanha de 2002; veja

A publicação de Lula foi uma resposta a uma matéria feita pela agência de checagem Aos Fatos, que desmentiu o vídeo compartilhado em páginas bolsonaristas. As imagens foram alteradas para parecer que Lula estaria “mandando um recado” para pastores e padres de igrejas no Rio Grande do Norte.

No entanto, a fala editada foi feita por Lula na segunda, 16 de agosto. Em entrevista coletiva, o ex-presidente falou sobre o diálogo com as Forças Armadas, não com a igreja, conforme alterado em vídeo que circula na internet.

+++LEIA MAIS: Lula acredita que Bolsonaro não tem força para dar golpe militar, diz jornal

"Eu vou conversar com todo mundo enquanto povo brasileiro, enquanto eleitores. Se eu ganhar as eleições, aí eu vou conversar com os militares como chefe das Forças Armadas, como chefe supremo, para dizer qual é o papel deles: não é se intrometer na política, porque isso não está certo," disse o ex-presidente na ocasião.

Segundo reportagem da agência Aos Fatos, as publicações com falas enganosas de Lula tinham ao menos 3.200 compartilhamentos no Facebook na segunda, 30 de agosto. Na montagem, exclui-se o momento que o petista se refere aos militares no discurso original.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro 'agride, desrespeita e não governa o país', diz Lula


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!