Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Polícia Federal abre inquérito para investigar Bolsonaro em suspeitas da Covaxin

Após denúncias do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), PF vai investigar relação de Bolsonaro com suspeitas da Covaxin

Redação Publicado em 12/07/2021, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro de máscara olha para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)
Bolsonaro de máscara olha para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) é alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga o presidente em denúncias nas irregularidades na negociação da vacina indicana Covaxin. Segundo a Folha, suspeita-se que o Chefe de Estado tenha prevaricado na compra dos imunizantes.

O inquérito parte da denúncia do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que afirmou ter avisado Bolsonaro sobre irregularidades nas negociações da vacina indiana Covaxin, assim como a pressão sofrida pelo irmão, Luis Ricardo Miranda, chefe do departamento de importação do Ministério da Saúde.

+++LEIA MAIS: 70% dos brasileiros acreditam haver corrupção no governo Bolsonaro, aponta Datafolha

Assim, a investigação analisa a suspeita de prevaricação de Jair Bolsonaro. O crime ocorre quando o funcionário público, indevidamente, retarda ou deixa de praticar ato de ofício para satisfazer interesse pessoal (via dicionário de Oxford). Em relação ao presidente, o inquérito irá apurar se ele foi realmente informado e se tomou alguma medida a partir das informações recebidas.

A investigação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) cobrar o posicionamento da Procuradoria sobre a notícia-crime apresentada ao Supremo.

+++LEIA MAIS: ‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, ameaça Bolsonaro

Segundo a Folha, o caso será conduzido na Polícia Federal pelo Sinq (Serviço de Inquérito) da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, setor responsável por apurações que envolvem pessoas com foro.

Com a abertura do inquérito, Bolsonaro passa a ser investigado oficialmente perante a corte pelo caso da Covaxin. Após a finalização da investigação, a Polícia Federal precisará produzir um relatório e a Procuradoria deverá decidir se irá denunciar todos os envolvidos ou arquivar o caso.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro fala em fraude nas eleições de 2014: ‘O Aécio foi eleito’


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL