Rejeição a Bolsonaro bate recorde de 64%, diz pesquisa

Segundo levantamento do PoderData, número representa a maior rejeição ao governo de Jair Bolsonaro

Redação Publicado em 19/08/2021, às 10h45

None
Jair Bolsonaro mexe em máscara durante visita a São Paulo em agosto de 2020 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Pesquisa do PoderData divulgada nesta quinta, 19 de agosto, mostra que a rejeição de Jair Bolsonaro (sem partido) bateu recorde. Segundo o levantamento, 64% reprovam o governo atual.

O número representa uma alta de 6 pontos percentuais em comparação a duas semanas anteriores, e é um reflexo do momento atual do governo. Nas últimas semanas, Bolsonaro entrou em confronto com outros poderes, principalmente o Judiciário. O presidente atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de fazer ameaças sobre as eleições de 2022 e convocar um "contragolpe" em 7 de setembro.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro convoca 'contragolpe' em mensagem no WhatsApp, diz site

Apesar da rejeição aumentar, a pesquisa também mostra que a avaliação positiva segue estável. 31% apoiam o governo de Jair Bolsonaro enquanto 5% não souberam responder. Em relação ao trabalho pessoal do presidente, 56% consideram ruim ou péssimo, 28% afirmam ser bom ou ótimo e 13% o consideram regular.

O levantamento do Poder Data foi feito entre 16 e 18 de agosto de 2021 por meio de 2.500 entrevistas em 433 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro bloqueou ao menos 176 perfis nas redes sociais, diz relatório

A parcela da população mais favorável ao presidente, que consideram o trabalho de Jair Bolsonaro “ótimo” ou “bom” é formada principalmente por homens (35%), pessoas com 60 anos ou mais (35%) e moradores da região sul (41).

Entre os que avaliam Bolsonaro de forma mais negativa, estão pessoas entre 16 e 24 anos (64%), moradores da região nordeste (64%), e a população que recebe de dois a cinco salários mínimos (61%)

+++LEIA MAIS: Lula venceria Bolsonaro e todos os candidatos em eleições de 2022, diz pesquisa


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!