Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rússia pede para Roger Waters, do Pink Floyd, falar sobre Ucrânia na ONU; entenda

Em diversas ocasiões, Roger Waters criticou tanto Ucrânia quanto Rússia

Redação Publicado em 08/02/2023, às 08h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters (Foto: AP)
Roger Waters (Foto: AP)

Rússia pediu para Roger Waters, icônico integrante do Pink Floyd, falar sobre Ucrânia em reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta, 8, segundo informações da Reuters.

Como o site relatou, isso marcaria uma das dezenas de reuniões que o Conselho de Segurança conduziu desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022. A reunião desta quarta, 8, foi solicitada pela Rússia para discutir "perspectivas para a solução pacífica da crise em torno da Ucrânia no contexto do aumento do fornecimento de armamentos ocidentais."

+++LEIA MAIS: Roger Waters tem shows cancelados na Polônia por criticar Ucrânia

Segundo Reuters, o convite a Waters foi recebido com zombaria por diplomatas da ONU, e um integrante anônimo do Conselho de Segurança até fez piada: "A diplomacia russa costumava ser séria. Qual o próximo? Mr. Bean?"

Então, Vassily Nebenzia, embaixador russo na ONU, teria pedido para os diplomatas "verem o que [Roger Waters] dirá. Ele tem uma posição e você a ouvirá amanhã." O diplomata ainda aproveitou para também fazer piada. "Talvez ele cante para nós também."

+++LEIA MAIS: Esposa de David Gilmour chama Roger Waters de “antissemita” e “apoiador de Putin”

O pedido da Rússia para Waters se dirigir à ONU veio após a publicação de uma carta aberta que o músico escreveu à primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, em setembro de 2022, na qual ele avaliou o fornecimento ocidental de armas à Ucrânia.

Se por ‘apoio à Ucrânia’ você quer dizer que o Ocidente continua a fornecer armas aos exércitos do governo de Kiev, temo que você esteja tragicamente enganada. Jogar combustível, na forma de armamento, em um tiroteio... não vai adiantar.