Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Talibã faz 'funeral' com bandeiras de países rivais para comemorar saída dos EUA do Afeganistão

A “cerimônia” realizada pelo Talibã aconteceu no interior do Afeganistão e enterrou símbolos dos EUA, França, Reino Unido e Otan

Redação Publicado em 01/09/2021, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Funeral" realizado por talibãs no Afeganistão após a saída das tropas norte-americanas (Foto: Divulgação/Zhman TV)
"Funeral" realizado por talibãs no Afeganistão após a saída das tropas norte-americanas (Foto: Divulgação/Zhman TV)

Após a retirada completa das tropas norte-americanas do Afeganistão, apoiadores e integrantes do Talibã fizeram uma cerimônia para comemorar. No evento, realizado em 31 de agosto, bandeiras de países rivais foram enterradas em uma espécie de funeral.

Conforme publicado pela Folha de S. Paulo, imagens que circularam nas redes sociais mostram uma multidão com caixões cobertos por bandeiras dos EUA, França, Reino Unido e Otan (aliança militar ocidental que apoiou a ocupação no Afeganistão).

+++LEIA MAIS: Governo dos EUA conclui retirada de tropas do Afeganistão; Talibã comemora com tiros

No meio da multidão, alguns dos presentes também carregavam armas e bandeiras do Talibã. Qari Saeed Khosti, oficial do grupo fundamentalista islâmico, comentou sobre o momento em uma emissora de TV local:

"31 de agosto é o nosso dia oficial da liberdade. Neste dia, as forças de ocupação americanas e as forças da Otan fugiram do país," explicou. Os EUA concluíram a retirada de tropas em 30 de agosto, um dia antes do prazo estipulado.

+++LEIA MAIS: Por que Biden decidiu retirar soldados dos Estados Unidos do Afeganistão?


Ocupação dos Estados Unidos no Afeganistão

O Talibã teve participação direta no atentado contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001, e protegeu Osama bin-Laden, líder da Al-Qaeda, além de outros integrantes.

Após o atentado, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão como retaliação pelo país abrigar grupos terroristas. Desde então, os norte-americanos instalaram tropas na nação, e instauraram um combate aos grupos da região, como Talibã, Estado Islâmico e Al Qaeda.

+++LEIA MAIS: O que é o Talibã e como ele assumiu o controle do Afeganistão

No entanto, a ocupação não conseguiu acabar com os grupos presentes no país. O Talibã continuou a dominar o interior do Afeganistão, e após a saída dos EUA, passou a assumir o poder da nação novamente.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!