Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Talibã quer proibir mulheres de praticar esportes

Líder cultural do Talibã, Ahmadullah Wasiq disse que o esporte feminino, especificamente o críquete, é "inapropriado" e "desnecessário"

Redação Publicado em 08/09/2021, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres afegãs (Foto: Paula Bronstein/Equipe)
Mulheres afegãs (Foto: Paula Bronstein/Equipe)

O grupo extremista Talibã voltou ao poder do Afeganistão após tomar o palácio presidencial em Cabul, no dia 15 de agosto, logo depois da saída das tropas estadunidenses do país. Agora, segundo informações da Folha de S. Paulo, o grupo declarou que as mulheres não poderão praticar esportes "nos quais elas são expostas."

Após uma série de conquistas territoriais, o Talibã retomou o poder do Afeganistão depois de quase 20 anos desde que foi derrubado por forças militares dos Estados Unidos e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Com o retorno do regime autoritário, também há um retrocesso enorme para as mulheres afegãs.

+++LEIA MAIS: Governo dos EUA conclui retirada de tropas do Afeganistão; Talibã comemora com tiros

Durante o governo do Talibã entre 1996 e 2001, as mulheres não podiam ter acesso ao estudo e trabalho, por exemplo. Agora, o grupo estabelece que as mulheres não poderão praticar esportes, segundo declarou um dos líderes culturais do Talibã, Ahmadullah Wasiq, em entrevista a uma rede de TV da Austrália, a SBS.

Conforme afirmou Wasiq, o esporte feminino é "inapropriado" e "desnecessário", referindo-se especificamente acerca do críquete, muito praticado naquela região da Ásia: "Não acho que não será permitido às mulheres jogar críquete, porque não é necessário que as mulheres joguem críquete. No críquete, elas podem estar em situações em que o rosto e o corpo delas não estejam cobertos, e o Islã não permite que elas sejam vistas dessa forma," via G1.

+++LEIA MAIS: Sem estudo, trabalho, dirigir e sendo apedrejadas: a vida da mulher governada pelo Talibã

"Essa é a era da mídia, haverá fotos e vídeos [de mulheres praticando esportes], e as pessoas poderão assistir. O Islã e o Emirado Islâmico [a forma como o Talibã se refere ao próprio regime] não permitem que as mulheres joguem críquete ou os esportes em que elas ficam expostas," declarou Wasiq, via The Guardian.


Realidade das mulheres em meio ao governo Talibã

Ao tomarem o poder na década de 1990, o grupo tornou o Afeganistão em uma espécie de emirado islâmico e as regras são fundamentadas nas interpretações do Talibã acerca do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. As obrigações são estabelecidas a partir da leitura.  

+++LEIA MAIS: O que é o Talibã e como ele assumiu o controle do Afeganistão

No período entre 1996 e 2001, além de não ter estudo e trabalho, as mulheres eram autorizadas a sair nas ruas apenas acompanhadas por um homem, segundo UOL. Também eram obrigadas a usar burcas, responsáveis por cobrir todo corpo, e podiam ser apedrejadas por adultério.