Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Visita de Lula a Salvador surpreende pela 'semelhança' com campanha de 2002; veja

Em publicação nas redes sociais, o fotógrafo João Wainer apontou as semelhanças entre vídeo de 2021 e foto tirada em 2002

Redação Publicado em 26/08/2021, às 14h51 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 (Foto: Sean Gallup/Getty Images)
Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 (Foto: Sean Gallup/Getty Images)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Salvador na quarta-feira (25), como parte das viagens que tem feito pela região Nordeste to Brasil. Uma filmagem do petista chamou a atenção por semelhança com campanha de 2002, antes do primeiro mandado do político como chefe de Estado.

Na redes sociais, o fotógrafo João Wainer compartilhou uma publicação na qual compara o vídeo feito em 25 de agosto com uma foto, tirada por ele, de Lula durante campanha presidencial de 2002.

+++LEIA MAIS: Lula acredita que Bolsonaro não tem força para dar golpe militar, diz jornal

Na legenda, Wainer escreveu: “Impressionante a semelhança. Arrasta para o lado e veja como esse momento registrado ontem pela equipe do Lula em Salvador é parecido com a foto que eu fiz dele na mesma Salvador durante a campanha de 2002, pouco antes dele se tornar presidente pela primeira vez.”

Em seguida, o fotógrafo também afirmou para a semelhança na posição das companheiras de Lula (antes a falecida Marisa Letícia Lula da Silva e agora Rosângela da Silva, a Janja): "É a história se repetindo 20 anos depois. No detalhe, a Janja logo atrás dele no vídeo e na foto, Dona Marisa no mesmo lugar."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro 'agride, desrespeita e não governa o país', diz Lula

No vídeo, assim como na imagem de 2002, Lula recebe das baianas o conhecido banho de pipoca, tradição do candomblé. O antropólogo Fernando Batista comentou ao site Oxe Recife sobre os significados do ato:

“A pipoca ou doburu é o alimento ritual preferido de Omolu, orixá que tem domínio sobre as doenças, detentor dos mistérios da vida e da morte (...) A pipoca é análoga às feridas da pele. A ferida pipocou ou estourou. Não falamos assim? Daí ser esse mesmo alimento utilizado para limpeza espiritual do corpo,” afirmou.

+++LEIA MAIS: Lula tem chance de vitória no 1º turno das eleições de 2022, aponta pesquisa

Apesar de não ter lançado oficialmente a candidatura às eleições de 2022,  Lula fez diversas declarações em que afirma a vontade de voltar à presidência. Inclusive, diversas pesquisas de opinião apontam o petista na frente de uma possível corrida presidencial contra Bolsonaro e outros candidatos. 


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!