Bon Jovi luta contra o tempo, enquanto Elza Soares o abraça: o que esperar do 3º dia de Rock in Rio 2019

Além desses grandes nomes da música, se apresentam também no festival neste domingo Goo Goo Dolls, Dave Matthews Band, Ivete Sangalo, Iza e Alcione,

Redação Publicado em 29/09/2019, às 13h44

None
Jon Bon Jovi (Foto: Ricardo Matsukawa/ Mercury Concerts)

Começa neste domingo, 29, o terceiro dia de Rock in Rio 2019, que é também a etapa final desse primeiro fim de semana de evento, iniciado em grande estilo na última sexta. Ao longo do dia, vão passar pelos palcos Mundo e Sunset gigantes da música brasileira como Elza Soares (acompanhada por As Bahias e a Cozinha Mineira, Jéssica Ellen e Kell Smith), Ivete Sangalo e Alcione, que vai fazer uma participação especial no horário da cantora Iza.

Além desses ícones nacionais, nos dois espaços principais responsáveis por receberem as maiores atrações do festival também vão tocar Dave Matthews Band, Goo Goo Dolls e, por último, mas obviamente não menos importante: Bon Jovi.

Veteranos em busca de se manterem atuais

Criada em 1983, no estado norte-americano de New Jersey, o grupo formado atualmente por Jon Bon Jovi, David Bryan, Tico Torres, Phil X e Hugh McDonald vem mais uma vez ao Brasil para tentar provar de uma vez por todas que soube envelhecer bem, e que tem potencial para continuar por muitos anos nesse processo de se manter no topo sem precisar se apoiar em meia dúzia de hits como "Livin' On A Prayer", "You Give Love a Bad Name" e "It's My Life".

+++Leia mais: Por que Bon Jovi quase descartou "Livin' on a Prayer"?

Esse não é um desafio fácil, já que incontáveis bandas (propositalmente ou não) caem nesse rumo cômodo. Mas um show no Rock in Rio 2019 pode ser exatamente o que eles precisam para mostrar que ainda são relevantes e têm muito a acrescentar ao mundo da música.

O que esperar do show do Bon Jovi?

Com 36 anos de carreira, 14 discos e incontáveis sucessos, não deve ser fácil selecionar quais faixas entram e quais ficam de fora da setlist. Mas talvez justamente por estarem na atividade há tanto tempo, podemos dizer que eles sabem muito bem como montar o show ideal para os fãs.

Ou seja, eles já tiveram bastante tempo para tentar, errar, acertar e aperfeiçoar as apresentações gigantes que fazem pelo mundo todo. 

+++Leia mais: Bon Jovi beija fã na boca após chamá-la para subir no palco e cantar In My Life; veja

Com base nos shows mais recentes que fizeram, é possível ver que, na maior parte do show, o Bon Jovi toca músicas do álbum New Jersey, quarto trabalho deles, lançado em 1988. Keep the Faith (1992), Slippery When Wet (1986) e This House is Not For Sale, lançamento mais recente da banda, lançado em 2016, também têm bastante espaço dentro da setlist.

Quem sabe eles não aproveitam também para dar um gostinho do novo disco, anunciado recentemente, intitulado Bon Jovi 2020 e com data de lançamento prevista para o ano que vem.

+++Leia mais: Bon Jovi revela que próximo disco será carregado de temas políticos

Agora, se o assunto é a performance em si, é seguro dizer que podemos esperar muita presença de palco, confiança da parte de todos os integrantes (afinal, mais de três década de palco devem servir para isso) e, principalmente, carisma do vocalista. E quem sabe ele também não beija alguma fã, como fez recentemente.


Passagens anteriores pelo Brasil

Em quase quatro décadas de banda, o Bon Jovi já fez 21 shows no Brasil. De todos esses, nove foram no estado do Rio de  Janeiro (dois deles nas edições de 2013 e 2017 do Rock in Rio), oito em São Paulo, dois no Paraná e um no Rio Grande do Sul e em Pernambuco.


Setlist possível 

Para ter uma ideia das canções que o Bon Jovi pode tocar no Rock in Rio, demos uma olhada na setlist do show que eles fizeram no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 25 de setembro. Se liga nas 22 faixas que eles escolheram para a apresentação mais recente que fizeram:

This House Is Not for Sale
Born to Be My Baby
Lost Highway
Knockout
You Give Love a Bad Name
Roller Coaster
Whole Lot of Leavin'
We Weren't Born to Follow
Runaway
It's My Life
In These Arms
(David Bryan on vocals)
Have a Nice Day
Keep the Faith
Amen
Bed of Roses
Lay Your Hands on Me
We Don't Run
Wanted Dead or Alive
I'll Sleep When I'm Dead
Bad Medicine

Encore:
Blood on Blood
Livin' on a Prayer


Elza Soares

Como se assistir a uma das maiores e mais importantes lendas vivas da música brasileira não fosse motivo suficiente para ver o show da Elza Soares no Palco Sunset do Rock in Rio 2019, a apresentação da cantora ainda conta com alguns fatores extras que fazem dessa performance algo imperdível.

Primeiramente, ela lançou no último dia 13 o disco Planeta Fome, sucessor de Deus É Mulher (2018) e que, por sua vez, veio depois do elogiado A Mulher no Fim do Mundo (2015). Dessa forma, testemunhar um show da cantora com clássicos modernos ( alguns até recém saídos do forno) e também os históricos deveria ser prioridade na lista de qualquer amante da música.

+++Leia mais: Jornalista é criticado após comparar Bon Jovi a Capital Inicial

Precisa de ainda mais alguma coisa para te convencer a não perder essa apresentação? Certo, então vamos lá: Elza vai receber no palco As Bahias e a Cozinha Mineira, grupo que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário nacional, conquistado com os três discos lançados até agora: Mulher (2012), Bixa (2015) e Tarântula (2019).

Além deles, participam também do show a cantoras Kell Smith, dona das canções “Era Uma Vez”, "Girassol” e “Mudei”, e a atriz Jéssica Ellen.


Que horas o Bon Jovi e a Elza Soares tocam?

O Bon Jovi toca neste domingo, no Palco Mundo, às 00h25. Antes deles, o espaço recebe atrações como o Dave Matthews Band (22h20), Goo Goo Dolls (20h10) e a Ivete Sangalo (18h).

A Elza Soares, por sua vez, toca acompanhada pelas Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen no mesmo dia, no Palco Sunset às 16h55. Antes delas, se apresenta por lá o combo Plutão Já Foi Planeta+Mahmundi às 15h30.

Após o show da Elza, o Sunset ainda recebe Iza+Alcione (19h05) e Jessie J (21h15).


Dicas de bandas para assistir nos palcos secundários

O rapper BK' é  com certeza um dos nomes mais interessantes do rap atual. Se havia alguma dúvida disso até 2017, o carioca aproveitou então o ano seguinte para se instaurar no topo, ao lado de Djonga e Baco Exu do Blues, com o lançamento do aclamado Gigantes.

No disco, ele mudou o rumo que seguia com as letras de composições anteriores, e optou por não mais caminhar sozinho. Ao longo de 49 minutos, o músico assume a postura de cronista, e apresenta narrativas do mundo que o rodeava, utilizando da própria voz como instrumento preciso para relatar a vida de cada um dos personagens que constrói no álbum. 

+++Leia mais: BK' apresenta turnê Gigantes no Rock in Rio 2019 como narrador-personagem das vivências negras

E é claro que ouvir BK' e assistir a um show dele não é apenas essencial pelo teor sociopolítico e cotidiano das músicas, mas também pela sonoridade, que pode ser apreciada por si só.

O rapper toca no Palco Espaço Favela às 20h10.

O Rock in Rio 2019 acontece no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 29 de setembro, e de 3 a 6 de outubro.


A Rolling Stone Brasil está no Rock in Rio 2019 a convite da Natura Musical.