Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

9. TIM MAIA

Por Ricardo Franca Cruz Publicado em 14/10/2008, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Apesar de ser o artista brasileiro que melhor processou a black music norte-americana, ele não revolucionou a música no Brasil. Tim Maia está entre os gigantes "10 mais" desta lista por ter sido Tim Maia - e por tudo que isso acarreta. Obviamente, sem as costas quentes de uma poderosa obra musical, ele aqui não estaria. Mas ainda que ela seja vasta e brilhante, recheada de discos irrepreensíveis, é menor que o mito. Para o bem e para o mal. Se ele não mudou os rumos da nossa música, deixou nela marcas tão profundas, que permanecem até hoje, rejuvenescidas.

De tempos em tempos novos ouvintes buscam o "Tim Maia doidão", o "Tim Maia Racional", o "Tim Maia do uísque e do pó", o "Tim Maia do 'fuma que esse é do Tim!'". E acabam encontrando o Tim Maia de várias faces em uma só, do baião do nordestino ao funkão do negrão. De "Cristina", "Réu Confesso", "Do Your Thing, Behave Yourself", "Idade" e "Pelo Amor de Deus", só para citar algumas dos primórdios - todas não menos que essenciais.

É verdade que a total aderência irracional aos preceitos de uma certa seita nonsense rendeu os dois melhores discos de funk 'n'soul brasileiros. E também que o repúdio racional às mesmas idéias tratou de limar tais obras fundamentais da paisagem nacional. Por essas e por outras, bocudo em uma época em que falar demais fugia totalmente às regras, a falta que um cara como Tim Maia faz em nossa indústria cultural só é comparada a grandiosidade de sua bela voz ou ao seu afiado bom humor.

1. TOM JOBIM
O maestro soberano da Música Popular Brasileira

2. JOÃO GILBERTO
O revolucionário pai da bossa nova

3. CHICO BUARQUE
O poeta versátil da canção popular

4. CAETANO VELOSO
Um ser onipresente na música brasileira

5. JORGE BEN JOR
A estética revolucionária de um gênio autodidata

6. ROBERTO CARLOS
O artista que é a cara do Brasil

7. NOEL ROSA
Mito da boemia, ele morreu jovem demais

8. CARTOLA
O talento e a pureza de um gênio silencioso

9. TIM MAIA

10. GILBERTO GIL
Sua carreira se confunde com a história de nossa cultura

Você conhece os outros 90 artistas nas páginas da edição 25 da RS Brasil, outubro de 2008