Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Nike participa do Black History Month com coleção que homenageia a história dos negros

O lançamento, que é uma tradição anual da marca, também apoia iniciativas esportivas em comunidades carentes

Tamara Emy Publicado em 27/02/2016, às 10h56 - Atualizado às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nike Black History Month - Divulgação
Nike Black History Month - Divulgação

Fevereiro é o mês escolhido para que aconteça o Black History Month (“Mês da História dos Negros", em tradução livre), nos Estados Unidos. Desde 2005, a marca esportiva Nike apoia a causa com o lançamento de uma coleção e usando o esporte como ponte para homenagear as conquistas de atletas negros ao redor do mundo.

Gente renomada que é patrocinada pela marca, como o jogador de futebol Blaise Matuidi, os jogadores de basquete Kobe Bryant e Chris Paul e a velocista Sanya Richards-Ross, além de serem esportistas excepcionais, têm histórias de luta contra a desigualdade racial.

Em 2016, diversas modalidades esportivas ganharam seus respectivos modelos de tênis em uma coleção que exibe paleta de cores e padrões geométricos étnicos inspirados na cultura africana.

Parte da renda da coleção é destinada ao fundo Ever Higher da Nike, que se compromete a apoiar e incentivar comunidades carentes por meio de iniciativas variadas ligadas ao esporte e já levantou mais de US$ 2 milhões. A coleção já está disponível no site da marca. Veja imagens dos modelos e seus respectivos preços na galeria acima.

O Black History Month é comemorado todo mês de fevereiro desde 1976, e a escolha do mês se deu por conta do aniversário de Abraham Lincoln e do escritor, orador e abolicionista Frederick Douglass. Essa celebração tem origem no resultado dos esforços do historiador e jornalista afro-americano Carter G. Woodson de conscientizar as pessoas sobre a história da cultura negra e o papel do negro na sociedade. Em 1915, Woodson fundou a Association for the Study of Negro Life and History (Associação de Estudos da Vida e da História do Negro, em tradução livre), que em fevereiro de 1926 deu origem à Negro History Week (Semana da História Negra). O evento incentivou as comunidades a se organizarem para celebrar sua história e refletir sobre a desigualdade racial com performances e leituras. Em 1976, o presidente Gerald R. Ford oficializou a data como o Black History Month.