Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Onde está a ‘Garota do Lo-Fi’? YouTube derruba live de música por engano

YouTube derrubou duas lives de lo-fi por engano após receber denúncias falsas de direitos autorais

Redação Publicado em 12/07/2022, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lo-Fi Girl (Foto: Reprodução / YouTube)
Lo-Fi Girl (Foto: Reprodução / YouTube)

Quem é um usuário ativo do YouTube provavelmente já se deparou com a “Garota do Lo-Fi,” uma animação que é fundo de uma transmissão ao vivo de lo-fi hip hop com milhões de visualizações. No entanto, no último sábado, 10, o YouTube derrubou os vídeos “lofi hip hop radio - beats to relax/study to” e “beats to sleep/chill to.” (via Dazed)

No ar desde 2015, os vídeos traziam um loop de 24h com batidas calmas de lo-fi para estudar ou relaxar com animações de fundo que somavam 797.341.998 visualizações. O canal tinha uma grande base de fãs fiéis, os quais ficaram preocupados quando os clipes foram removidos do YouTube.

+++ LEIA MAIS: Clássicos da Disney ganham versão lo-fi com curadoria de Minnie Mouse

A conta da Lofi Girl publicou no Twitter que os vídeos foram removidos por conta de denúncias de direitos autorais – se um canal receber muitas denúncias, pode ser removido permanentemente. Em resposta, o YouTube admitiu que removeu os vídeos por conta das falsas denúncias de direitos autorais, ressaltando que pode levar até 48h para os vídeos voltarem à plataforma.

Essa não é a primeira vez que a “Garota do Lo-Fi” é derrubada por direitos autorais. Em 2020, o YouTube removeu acidentalmente o canal por violação dos Termos de Serviço, admitindo em seguida que foi um erro da plataforma. Enquanto em 2017 o vídeo também foi removido por usar um GIF do filme Sussurros do Coração (1995), mas logo em seguida a imagem foi substituída pela que está até hoje.

+++ LEIA MAIS: Canais de lo-fi hip-hop estão bombando durante a quarentena

Até o momento da publicação desta nota, a transmissão ao vivo dos vídeos continua interrompida. No entanto, a última live está salva no canal, com um total de mais de 20 mil horas.