Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Marvel Comics – A História Secreta

Sean Howe

André Rodrigues Publicado em 15/10/2013, às 14h14 - Atualizado às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
-
-

Livro destrincha os bastidores da editora que virou uma verdadeira indústria

O mundo dos quadrinhos cria super poderes para seus personagens. Eles podem voar, entrar em buracos negros e destruir cidades inteiras em um sopro. Mas na chamada vida real os gibis também conseguem transformar um office boy em um dos super-heróis da cultura pop. Essa é a história verídica de como Stan “Tagarela” Lee conquistou e perdeu o mundo algumas vezes sendo o principal editor e mentor da Marvel Comics, casa de gente como o Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, o Incrível Hulk, Homem de Ferro, os X-Men e, provavelmente, algum de seus personagens favoritos. O crítico e editor Sean Howe montou um esplêndido panorama dos artistas, empresários e funcionários que construíram o universo Marvel, esse lugar onde dezenas de seres especiais convivem, trocam experiências e interferem nas histórias uns dos outros. A biografia da empresa começa com Martin Goodman, filho de imigrantes russos que entra na área de publicações e, no final dos anos 30, consegue obter sucesso com dois personagens em quadrinhos: Tocha Humana e o Príncipe Submarino. Mas o bicho pega mesmo na década de 60, quando a Marvel enfrenta sua principal rival, a DC Comics, usando as mentes criativas de Stan Lee, Jack “O Rei” Kirby e o “Sólido” Steve Ditko. Há fofocas, brigas, genialidade e, claro, muita vaidade e disputa por poder e grana. Em 2009, a Walt Disney Company comprou a Marvel Entertainment por US$ 4 bilhões, o que comprova a frase que Kirby disse em uma convenção: “Meus amigos, vocês pensam os quadrinhos em termos de revistinhas, mas estão enganados. Acho que vocês deveriam pensar em termos de guerra, em termos de jornalismo, em termos de vendas, em termos de negócios”.

Fonte: LeYa