Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

BTS: Governo coreano quer plebiscito para definir serviço militar do grupo

A pesquisa popular, no entanto, não seria único peso na decisão sobre serviço militar do BTS

Dimitrius Vlahos Publicado em 01/09/2022, às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS (Foto: Kevin Winter / Getty Images)
BTS (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

Voto popular poderá definir se integrantes do BTS deverão prestar serviço militar ou não. O governo sul-coreano manifestou desejo de realizar um plebiscito antes de garantir exceção aos cantores.

O debate sobre o alistamento aumentou conforme Jin, que completa 30 anos de idade em dezembro, precisa definir sua situação militar. Na Coreia do Sul, todo homem deve se alistar ao exército antes dos 30.

+++ LEIA MAIS: BTS deveria ser dispensado do serviço militar, afirma ministro da Coreia do Sul

Segundo o jornal The Korea Times (via NME), o ministro da defesa Lee Jong-sup pediu aos oficiais para começarem uma pesquisa para coletar opinião pública sobre o assunto. Além disso, o governo deve levar em consideração o impacto econômico do BTS para a Coreia, a importância do serviço militar e outros interesses nacionais.

Perguntado sobre a logística desta pesquisa, o ministro afirmou que uma empresa terceirizada seria responsável por coletar a amostra e indicar o período a ser realizado, para manter a imparcialidade. Ele reiterou que este será apenas um de muitos fatores analisados para a decisão.

+++ LEIA MAIS: BTS: Qual música foi virada na carreira do grupo? Jungkook responde

Alistamento do BTS

Em 2019, uma revisão da regra estabeleceu a possibilidade de cantores de k-pop reconhecidos globalmente adiarem o alistamento até os 30 anos, o que ficou conhecido como a "Lei do BTS". A lei anterior previa cumprimento até os 28 anos.

Enquanto isso, o parlamento sul-coreano debate a possibilidade de diminuir o tempo de serviço de estrelas do k-pop para três semanas. Os membros do BTS já comentaram sobre o serviço obrigatório e disseram que veem com naturalidade cumpri-lo.

Segundo o ministro da Defesa, BTS poderá continuar realizando apresentações no exterior mesmo durante o serviço militar obrigatório de seus integrantes: "Mesmo se eles se unirem às forças armadas, haveria uma maneira de dar-lhes a chance de ensaiarem e se apresentarem juntos, caso houver shows programados no exterior."