Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Política

Taylor Swift é usada por opositores de Milei em passagem pela Argentina

Turnê de cantora às vésperas do segundo turno argentino tem sido usada por opositores de Javier Milei

Redação Publicado em 10/11/2023, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartaz associa Taylor Swift à oposição a Milei (Reprodução/AP)
Cartaz associa Taylor Swift à oposição a Milei (Reprodução/AP)

A presença de Taylor Swift na Argentina às vésperas do segundo turno das eleições presenciais no país tem sido usada como slogan por parte de eleitores. Diversos cartazes espalhados pela cidade têm associado a cantora em oposição ao candidato de direita, Javier Milei, associando-o a Donald Trump - a quem a cantora se opôs na última corrida presidencial dos Estados Unidos, em 2020 (via G1).

No entorno do estádio Monumental, em Buenos Aires, onde Taylor fez sua primeira apresentação argentina nesta quinta-feira (9), lê-se em cartazes: "Swiftie no vota Milei" ("Swiftie não vota em Milei").

A passagem de Taylor Swift pela Argentina acontece em um momento turbulento na política do país, quando o populista e autodeclarado anarco-capitalista aparece liderando as pesquisas de intenção de voto sobre o oponente Sergio Massa, atual Ministro da Economia. Apesar de a cantora jamais ter se pronunciado sobre a corrida eleitoral argentina, sua imagem tem ilustrado pôsteres de apoio a Massa.

A associação a figuras como Trump partem das polêmicas declarações de Milei, especialmente no tocante à política ambiental e à chamada política de costumes, que tocam a grupos minoritários. Dentre as políticas defendidas pelo candidato estão, por exemplo, a oposição à educação sexual nas escolas e a fundos públicos de assistência à população transgênero.

À AP, a jovem Julieta Bracamontes, de 17 anos, explicou: "Taylor defende coisas e posições que Milei não representa. Os cartazes estão corretos e eu concordo." Outra fonte consultada pela publicação, Constanza Trunski, diz: "Acho que Trump é muito similar a Milei".

A The Eras Tour fica na Argentina para mais duas apresentações nesta sexta-feira (10) e sábado (11), antes de vir para o Brasil, onde tem seis datas confirmadas dias 17, 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro e 24, 25 e 26 de novembro em São Paulo.