Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Vintage Culture revela data de lançamento do próximo álbum: 'Cada música é especial demais'

Atração do Tomorrowland Brasil 2023, Vintage Culture também refletiu sobre carreira em entrevista à Rolling Stone Brasil

Felipe Grutter Publicado em 05/06/2023, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vintage Culture (Foto: Tomorrowland)
Vintage Culture (Foto: Tomorrowland)

Responsável por hits como "Slow Down" e "You Give Me a Feeling", além de ser um dos principais DJs em atividade no mundo e atração do Tomorrowland Brasil 2023 (realizado entre 12 e 14 de outubro, no Parque Maeda, em Itu), o brasileiro Lukas Ruiz Hespanhol, mais conhecido como Vintage Culture, lançará álbum de estúdio inédito ainda neste ano.

Durante entrevista exclusiva à Rolling Stone Brasil, o DJ deu alguns detalhes do próximo disco, além de refletir sobre a carreira e todo sucesso que atingiu nos últimos anos. "Meu álbum de estreia será lançado em outubro [de 2023]. Sem exagero, tenho trabalhado neste projeto por anos. O processo começou em 2020 durante o lockdown. Mas eu já vinha pensando nisso antes," afirmou.

Tenho selecionado cuidadosamente vocais e colaborado com compositores do Brasil, EUA, Reino Unido e de todo o mundo. Isso tem sido um trabalho de amor. Estou trabalhando todos os dias para concluir o projeto, e cada música é especial demais para mim. Nas letras, escolhi linhas que têm uma mensagem; as melodias vocais ficam comigo muito depois que a música termina.

+++LEIA MAIS: Tomorrowland anuncia mais 40 nomes no line-up: Vintage Culture, BADSISTA e mais

Anunciado no line-up do Tomorrowland Brasil 2023 na última terça, 30, Vintage celebrou todo legado e importância do evento para o país: "Festivais internacionais reconhecem esse talento [brasileiro] e querem fazer parte disso. Eu vejo esses festivais internacionais beneficiando principalmente os artistas brasileiros quando eles trazem nossos artistas para seus festivais ao redor do mundo."

Ter o Tomorrowland reconhecendo a contribuição do Brasil para a música eletrônica é um marco. Sua presença no Brasil reconhece para a comunidade musical internacional que algo especial e valioso está acontecendo em nosso país.

Para o show dele no festival, Vintage promete "capturar a atenção do público e não soltar mais, até a última música ser tocada." Vale lembrar como essa não é a primeira vez dele no Tomorrowland, já que esteve em uma das edições feita na Bélgica.

+++LEIA MAIS: Tomorrowland e mais 12 festivais que ainda acontecem em 2023 [LISTA]

Em outro momento da conversa, o DJ expressou como estará com força total no evento: "Estou guardando ótimas músicas novas para estrear no Tomorrowland Brasil. Tomorrowland no Brasil vai ser muito especial para mim em 2023..."

O evento coincide com o lançamento do meu primeiro álbum. O lançamento do meu primeiro álbum em um dos maiores eventos do globo!

Como você acha que o Tomorrowland Brasil impacta e impulsiona a indústria da música no país?
A indústria da música no Brasil é impactada principalmente pelos nossos próprios artistas talentosos. Festivais internacionais reconhecem esse talento e querem fazer parte disso. Eu vejo esses festivais internacionais beneficiando principalmente os artistas brasileiros quando eles trazem nossos artistas para seus festivais ao redor do mundo. O Tomorrowland é uma marca internacional, sinônimo de música eletrônica de qualidade. Ter o Tomorrowland reconhecendo a contribuição do Brasil para a música eletrônica é um marco. Sua presença no Brasil reconhece para a comunidade musical internacional que algo especial e valioso está acontecendo em nosso país. Para artistas jovens e em ascensão se apresentarem no palco do festival Tomorrowland é um evento inspirador - uma inspiração que permanece conosco mesmo depois que o show acaba. É uma oportunidade perfeita para os artistas mostrarem seu talento para um público global.

Quais são suas expectativas para o show? O que os fãs podem esperar?
No Tomorrowland, os fãs podem esperar o maior e melhor evento que o mundo da música eletrônica tem a oferecer. Já me apresentei no festival na Bélgica e o Tomorrowland superou todas as minhas maiores expectativas. O Tomorrowland é um evento em que o artista precisa estar no seu melhor. A plateia no local é enorme e o show também é transmitido para milhões de fãs ao redor do mundo, online, de forma democrática para os amantes da música. Quando um artista chega ao palco do Tomorrowland, ele deve estar pronto para capturar a atenção do público e não soltar mais, até a última música ser tocada.

Como você se prepara para um evento grandioso e icônico como o Tomorrowland Brasil? Quais são seus rituais ou práticas antes de subir ao palco?
Antes do meu show no Tomorrowland, eu planejo cuidadosamente meu set, e também deixo espaço para surpresas e espontaneidade. Eu testo as novas músicas que vou tocar em clubes menores - para ver quais funcionam melhor para o público ao vivo. Estou guardando ótimas músicas novas para estrear no Tomorrowland Brasil. O Tomorrowland no Brasil vai ser muito especial para mim em 2023... o evento coincide com o lançamento do meu primeiro álbum. O lançamento do meu primeiro álbum em um dos maiores eventos do globo!

Vintage Culture no Tomorrowland
Vintage Culture no Tomorrowland (Foto: Tomorrowland)

Você é um dos principais DJs do Brasil atualmente e tem uma ótima reputação internacional. Você esperava alcançar tanto sucesso dessa forma?
Quando as pessoas me dizem isso, minha primeira reação é sempre de gratidão. Grato aos fãs... grato à minha equipe (que está comigo há muitos anos)... grato por cada pequena oportunidade e grande oportunidade que me foi dada nessa jornada. Meu objetivo é trabalhar duro todos os dias e conquistar a lealdade dos meus fãs. Eu os considero parte da minha família estendida. Cada evento no Brasil é como uma reunião de família para nós.

Quais são seus momentos mais memoráveis das edições anteriores do Tomorrowland em todo o mundo? Existe alguma história ou momento especial que você possa compartilhar conosco?
Como você pode imaginar, subir no palco do maior festival de música eletrônica pela primeira vez, em outro continente e a milhares de quilômetros da minha casa, pode ser intimidante. Eu estava me apresentando para um público completamente novo. Mesmo tendo tocado milhares de shows ao longo dos anos, essa é uma experiência única. Mas assim que a primeira música começou, o público me recebeu de braços abertos. Eles conheciam as músicas e cantavam junto com cada uma. Eu não podia acreditar no calor do público. Na terceira música do meu set, eu me senti totalmente à vontade - a plateia estava entusiasmada e energética. Eu até vi bandeiras brasileiras espalhadas pela multidão. Naquele momento, eu soube que era onde eu pertencia. Com o tempo a equipe do Tomorrowland se tornou próxima e nossos amigos, eles são pessoas gentis, profissionais e generosas, algo a se destacar nesse ramo. Espero realmente trabalhar com eles ao longo de toda a minha carreira musical.

Como você vê a cena da música eletrônica no Brasil? Quais são suas forças e fraquezas?
Não faz muito tempo em que as pessoas responsáveis por A&R na América do Norte ou Europa nem sequer ouviam nossas demos. Para eles, os artistas brasileiros não tinham a mesma credibilidade que os produtores britânicos ou holandeses, por exemplo. Agora, os artistas brasileiros de música eletrônica estão fazendo turnês pelo mundo. Estamos sendo tocados em estações de rádio de Los Angeles a Ibiza. Se o meu sucesso ajudou a pavimentar o caminho para a nossa comunidade musical, estou orgulhoso da minha contribuição. Os produtores musicais e artistas do Brasil são talentosos como em qualquer outro lugar do mundo... Nós combinamos ritmos e melodias únicas que são novos e frescos para a comunidade da música eletrônica. Somos expostos à música desde muito jovens no Brasil, a música faz parte da nossa cultura. Combinamos nossas influências brasileiras com influências da Europa e América, criando um som que é só nosso. E está funcionando.

O que podemos esperar do futuro do Vintage Culture? Podemos esperar um lançamento musical no TML?
O maior evento da minha carreira como produtor acontecerá em 2023. Meu álbum de estreia será lançado em outubro. Sem exagero, tenho trabalhado neste projeto por anos. O processo começou em 2020 durante o lockdown. Mas eu já vinha pensando nisso antes... Tenho selecionado cuidadosamente vocais e colaborado com compositores do Brasil, EUA, Reino Unido e de todo o mundo. Isso tem sido um trabalho de amor. Estou trabalhando todos os dias para concluir o projeto, e cada música é especial demais para mim. Nas letras, escolhi linhas que têm uma mensagem; as melodias vocais ficam comigo muito depois que a música termina. Estou muito orgulhoso em anunciar o lançamento do meu álbum de estreia em outubro para a Rolling Stone Brasil.