Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Advogados querem impedir lançamento de inéditas dos Beatles

Gravações de 1962 teriam sido feitas sem autorização; fitas são legais, alegam detentores

Da redação Publicado em 24/03/2008, às 09h52 - Atualizado às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lançamento da Fuego deveria ter oito músicas inéditas dos Beatles - Lester Cohen/Divulgação
Lançamento da Fuego deveria ter oito músicas inéditas dos Beatles - Lester Cohen/Divulgação

A Apple Corps, empresa criada pelos Beatles para gerenciar os negócios da banda, está processando o grupo estadunidense Fuego Entertainment, informou a BBC. Os advogados da Apple afirmam que a Fuego tem a posse de gravações ilegais de um show da banda em Hamburgo, na Alemanha, em 1962.

A Apple alega que as gravações foram feitas sem autorização dos músicos, e que as empresas do grupo Fuego - Fuego-Echo Music Group e Echo Vista - não têm o direito de lançá-las. É possível que existam oito músicas inéditas no material, entre elas uma versão de "Lovesick Blues", do cantor country Hank Williams, na voz de Paul McCartney.

Paul LiCalsi, da Apple, afirmou à BBC que as gravações parecem de "fundo de quintal". Hugo Cancio, presidente da Fuego, declarou que "as músicas não são clandestinas. Não é como hoje, que você vai com um telefone e grava". Não foi divulgado como Jeffrey Collins, também da Fuego, conseguiu as fitas.

O grupo pretendia lançar as músicas no disco Jammin' with the Beatlesand Friends, Star Club, Hamburgo, 1962. A Apple está pedindo cerca de R$26,1 milhões no processo por danos à imagem dos Beatles.