Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

BNegão “pra frentex” lança segundo disco

Quase dez anos após o álbum de estreia com Os Seletores de Frequência, músico volta renovado e próximo ao público em Sintoniza Lá

Lucas Reginato Publicado em 21/07/2012, às 15h50 - Atualizado às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BNegão e Os Seletores de Frequência - Divulgação
BNegão e Os Seletores de Frequência - Divulgação

Foram quase dez anos desde o lançamento de Enxugando o Gelo, álbum de estreia de BNegão e Os Seletores de Frequência. A demora, segundo o vocalista, tem diversos motivos, entre eles “excesso de trabalho”, “a vida de pai de família” e a “falta de patrão para ficar cobrando horário”. Mas Sintoniza Lá ficou pronto, e o tempo entre os CDs contribuiu para que fosse registrada neste novo trabalho uma sonoridade diferente, mas sem deixar de lado a irreverência e originalidade que acompanham a carreira do cantor desde os tempos de Planet Hemp.

Agora, as batidas eletrônicas deixaram de ser o centro das atenções do grupo. O segundo disco é completamente orgânico, “mais África”, como diz o músico. “É ritmicamente diferente. Este novo álbum é mais parecido com o show, é mais ‘pra frentex’”, diz, em seu peculiar jeito de informalizar todos os temas. Sintoniza Lá tem, de forma mais resumida, a cara de BNegão. As faixas são quase todas contempladas pela poesia urbana que zomba do politicamente correto, e que consegue a façanha de ser sóbria sem ser moralizante.

“A diferença entre uma festa de bacana e uma festa bacana não é mero detalhe”, diz o trecho da música “Essa É Pra Tocar no Baile”, síntese do álbum, em uma mistura de metais, um riff de guitarra inquieto e o canto falado do vocalista, que parece ter definitivamente encontrado a forma de explorar sua individualidade e a dos demais integrantes. Afinal, foi assim que surgiu a banda, segundo ele mesmo conta. “BNegão e Os Seletores de Frequência nasceu na verdade da vontade de fazer um projeto solo. Mas quando terminamos o primeiro álbum eu percebi que aquilo era um CD de banda, e pedi para que colocasse ‘Os Seletores de Frequência’ na capa”, lembra. O disco saiu em 2003, mas BNegão afirma que as músicas só começaram a chegar ao público três anos depois, e “a parada só fez crescer até hoje”.

O primeiro clipe deste trabalho, “Alteração (ÉA!)”, estreia na MTV neste sábado, 21 (veja o teaser abaixo). Se o reconhecimento em relação ao primeiro disco demorou para chegar, é improvável que o mesmo aconteça desta vez. BNegão e os Seletores de Frequência é um nome cada vez mais constante e o som do novo disco é mais acessível ao grande público. Mas que não sejam necessários outros dez anos para um próximo lançamento.