Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Coldplay nega, em tribunal, ter plagiado Satriani

Advogados da banda alegaram que "If I Could Fly", canção que teria supostamente servido de base para "Viva la Vida", "não tem originalidade"

Da redação Publicado em 08/04/2009, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A banda inglesa Coldplay foi à corte federal na última segunda, 6, para se declarar inocente ante as acusações de Joe Satriani - que, em dezembro, abriu processo alegando ter sido plagiado pelo grupo de Chris Martin em "Viva la Vida", primeiro single do álbum Viva la Vida or Death and All His Friends. A faixa, defende o guitarrista norte-americano, tem trechos semelhantes com sua música "If I Could Fly", do CD Is There Love In Space? (2004).

A canção "não tem originalidade", alegaram os advogados do Coldplay para refutar o pedido de Satriani, que recorreu à Justiça para exigir "todo e qualquer lucro" obtido com "Viva la Vida".

Segundo a agência de notícias Associated Press, o advogado do músico norte-americano, Howard E. King, disse que a resposta dos integrantes do Coldplay no tribunal, em Los Angeles, foi típica daqueles que infringem direitos autorais. King reiterou, ainda, a vontade de Satriani em resolver a questão fora da alçada jurídica. Martin e cia. não deram sinais de topar esse "mea culpa".

Na época, Satriani contou ao site MusicRadar.com que soube do suposto plágio assim que ouviu a música do Coldplay pela primeira vez. "Senti como se tivesse levado uma punhalada no coração." E não esteve só: ele afirma ter recebido milhares de e-mails levantando a suspeita, no mesmo dia em que o single "Vida la Vida" foi lançado.

Chris Martin (vocal), Guy Berryman (baixo), Johnny Buckland (guitarra) e Will Champion (bateria) bateram o pé no fator "coincidência" em comunicado à imprensa, quando as acusações se tornaram públicas. "Se há quaisquer similaridades entre as duas músicas, elas são inteiramente coincidências, e nos surpreenderam tanto quanto a ele. Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não escreveu a música 'Viva la Vida'. Nós respeitosamente pedimos que ele aceite nossas garantias disso e lhe desejamos o melhor".

Essa não é a primeira vez que o Coldplay torna-se alvo de desconfiança em relação a plágio. Em junho, Andrew Hoepfner, vocalista da banda norte-americana Creaky Boards, postou um vídeo no YouTube, no qual mostra imagens com trechos de uma música sua, "The Songs I Didn't Write" - ironicamente, "as músicas que eu não escrevi", em português. Ele compara a faixa, então, a um vídeo comercial de "Viva La Vida" feito para o iTunes.

"Vida la Vida" chegou ao primeiro lugar nas paradas inglesas e norte-americanas - ganhou, ainda, o Grammy por Canção do Ano, em 2008.