Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Lynch lança, via web, série de entrevistas com anônimos

Personagens foram encontrados em lugares como bares e rodovias, em busca que durou 70 dias e cruzou 32 mil quilômetros dos Estados Unidos

Da redação Publicado em 24/05/2009, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O cineasta norte-americano David Lynch lançará, no dia 1° de junho, via internet, o Interview Project. O nome ("projeto entrevista", em português), entrega a nova proposta multimídia de Lynch: uma série de entrevistas com anônimos de seu país natal, organizada em 121 filmetes, cada um com duração de três a cinco minutos. De três em três dias, até somar um ano, um novo quadro será atualizado no site oficial do projeto.

Para achar seus personagens, o diretor de Cidade dos Sonhos e O Homem Elefante viajou com equipe durante 70 dias, por cerca de 32 mil quilômetros, pelos Estados Unidos. Topou com os futuros entrevistados em bares, estradas e recantos perdidos do país - e os entrevistou lá mesmo, onde quer que estivessem.

Neste "road doc" (documentário de estrada), Lynch convida o internauta a "conhecer centenas de pessoas", em "algo humano, do qual não podemos ficar longe", como diz no trailer postado no site. Em certo sentido, o filme tem parentesco com outra produção do norte-americano, A História Real. A ficção, lançada em 1999, é praticamente despida dos elementos surrealistas que definiram o "lynchianismo", presentes em obras como Veludo Azul (a orelha cortada) e Império dos Sonhos (o macabro sitcom estrelado por humanos-coelhos). A História... mostra apenas um senhor de idade que, para visitar o irmão, atravessa o país a bordo de um pequeno trator.

Na prévia, alguns entrevistados aparecem reproduzindo a pergunta que lhes é feita pelo time de Lynch - indagações como "do que eu mais me orgulho?", "como eu me descreveria?", "qual o meu sonho?", "se tenho alguma exigência?" e "como é minha cidade?".

O cineasta, que tem um pé na meditação transcendental e outro na tecnologia, já fazia da rede sua aliada em uma era pré-YouTube, quando liberava em seu site oficial experimentos audiovisuais pensados especialmente para a veiculação online. Boa parte do material, porém, é restrita para assinantes. Perfil no Twitter ele já tem há tempos.