Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Djavan revela se 'Maria das Mercedes' realmente existiu

Faixa de 1975 descreve o romance com uma garota do interior, na composição Djavan revela não lembrar do sobrenome

"Maria das Mercedes" está presente no disco 'Djavan' de 1975
"Maria das Mercedes" está presente no disco 'Djavan' de 1975

A faixa "Maria das Mercedes" do disco Djavan de 1975, o músico descreve um romance com uma garota do interior em que ela lhe envia uma carta pedindo para que volte. Na composição, Djavan relata que já não lembra o sobrenome da namorada e que 'Lá pr'os quarenta' voltaria para encontrá-la. Confira abaixo um trecho da letra (via Musixmatch):

Eu quis escrever
Pr'o velho endereço
Sobre tudo que eu conheço
Da cidade grande
Como fui infame
Esqueci o seu sobrenome
Se é Pereira, Moreira, Ferreira
Só sei que acaba com "eira"
Como aquela bananeira
Se é Pereira, Moreira, Ferreira
Só sei que acaba com "eira"
Como aquela bananeira

+++LEIA MAIS: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Liniker e mais são atrações da primeira edição do Festival Doce Maravilha

Maria das Mercedes existiu?

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Djavan explica a real história por trás da letra:

"Maria das Mercedes não existiu. Essa foi uma historinha que criei na minha cabeça, mas sabemos que Maria das Mercedes existe na cabeça e no coração de muita gente, por isso que a gente consegue inventar. No fundo a gente não inventa nada, a gente reproduz histórias que vemos por aí."

Enquanto existem artistas que se esforçam para criar letras complexas e melodias originais, para Djavan, escrever é natural. Talvez a distância de temas autobiográficos em suas faixas - mesmo as composições mais românticas, que o tornaram conhecido, têm origem em uma criatividade abstrata.


"O que funciona pra mim é o desejo de compor. No entanto, se você tem amor no coração, as coisas fluem melhor. Eu invento amores e invento situações", diz. "Se não fosse a imaginação, a arte não existiria. Esse é o elemento primordial."

Turnê de D e 55 anos de carreira

Djavan está em turnê pelo Brasil e o exterior, passou pelos Estados Unidos, São Paulo e se prepara para shows no Rio de Janeiro e na Europa. Djavan reconhece os desafios de voltar à estrada - ainda que os reconheça como um processo de natural evolução.

"Os desafios de uma carreira naturalmente cresce de ano a ano e e você precisa estar bem para corresponder a esse crescimento a essa evolução, não é? Porque fazer uma turnê mundial, não é uma coisa simples, você precisa estar com o corpo preparado."

Para ler a entrevista completa com Djavan clique aqui.