Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

E3, primeiro dia: tiroteio e games musicais

Na maior feira ocidental de games, Microsoft revela nova versão de Rock Band com música do disco inédito do Guns 'N Roses, além de investimento em conteúdo online e tiroteios

Por Pablo Miyazawa, de Los Angeles Publicado em 14/07/2008, às 18h05 - Atualizado em 18/07/2008, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Nunca me diverti tanto cantando essa música", declarou Duffy no palco da Microsoft - AP
"Nunca me diverti tanto cantando essa música", declarou Duffy no palco da Microsoft - AP

Às 9h30 desta segunda-feira, a fila para a entrevista coletiva de imprensa da Microsoft já serpenteava pelos pilares do West Hall, no Centro de Convenções de Los Angeles (LACC). Com muito menos pompa do que em anos anteriores, o evento exclusivo da fabricante do Xbox 360 antes do início da E3 - maior feira de games do mundo ocidental - apresentou poucas novidades além das que já haviam sido anunciadas nas semanas anteriores.

A apresentação, que começou pontualmente às 10h30, se iniciou com demonstrações especiais dos quatro principais jogos para a plataforma em 2008: Fallout 3, híbrido de game de tiro e RPG carregado de humor ácido e violência gráfica em um futuro pós-apocalíptico; Resident Evil 5, seqüência da franquia de terror psicológico que apresenta um modo cooperativo online para dois jogadores; Fable 2, RPG revolucionário do produtor britânico Peter Molyneux; e Gears of War 2, continuação do game de tiro mais popular do Xbox 360 (logo atrás do arrasa-quarteirão Halo 3).

Após muito falatório sobre o tamanho absurdo do mercado de games mundial e dos avanços da jogatina online proporcionados pelo 360 e sua rede Live, a apresentação chegou ao seu ponto alto com os games musicais. Guitar Hero: World Tour e Rock Band 2, ambos concorrentes já históricos, ganharam apresentações individuais, separadas por um game musical da própria Microsoft, o karaokê turbinado Lips.

Do lado de Guitar Hero: World Tour, a novidade é um modo de criação de músicas que podem ser compartilhadas com outros jogadores via conexão online e interpretadas com os instrumentos - agora, o game também traz a opção de jogar com bateria e microfone, como já era possível em seu principal concorrente. Outra novidade é que o game permitirá a compra online das músicas do disco Death Magnetic, do Metallica - além de sua utilização no game - simultaneamente ao lançamento físico do CD, em outubro.

Rock Band 2, por sua vez, investiu no conteúdo musical: a fabricante Harmonix anunciou o set list do game, previsto para setembro, que trará músicas de Bob Dylan ("Tangled Up in Blue"), AC/DC ("Let There Be Rock"), Interpol ("PDA"), Nirvana ("Drain You"), Dinosaur Jr. ("Feel the Pain"), além de uma faixa do elusivo disco do Guns 'N Roses, Chinese Democracy ("Shaker's Revenge"). Até o final do ano, a empresa promete ter mais de 500 músicas disponíveis para download através da rede online Xbox Live. Mais novidades sobre os instrumentos e a jogabilidade do novo game serão reveladas na entrevista coletiva à imprensa da Electronic Arts, que terá início em algumas horas.

Duffy ao vivo

A Microsoft coroou a apresentação de seu game de karaokê Lips com um show ao vivo: a cantora Duffy cantou seu hit "Mercy" diretamente na interface do game, exibida em um telão. "Nunca me diverti tanto cantando essa música", ela declarou, antes de deixar o palco decorado com motivos psicodélicos e esverdeados - a cor do Xbox. Lips permitirá aos jogadores conectar seus MP3 players diretamente no Xbox 360 para, assim, interagir com suas vozes diretamente nas músicas.

Após quase uma hora e meia de entrevista, Yoshi Wada, presidente da produtora Square-Enix, subiu ao palco para anunciar uma série de novidades para Xbox 360: Infinite Discovery, Star Ocean: The Last Hope e The Last Remnant. Mas a surpresa ficou para o desfecho, com a notícia de que Final Fantasy XIII, mais nova sequência da mais popular série de RPG do mundo, também será lançada para o console da Microsoft (inicialmente, o game estava previsto somente para o PlayStation 3).

Sob aplausos empolgados, a empresa encerrou sua entrevista de maneira brusca e sem anunciar novidades especificamente para os brasileiros, como a aguardada data de estréia da rede online Xbox Live no Brasil. Com uma linha de games sólida e bastante foco em conteúdo e interatividade online, o 360 se mostra com fôlego para manter sua posição atualmente privilegiada na guerra dos consoles. Mas Nintendo e Sony, obviamente, guardam segredos nas mangas, que serão revelados ao mundo amanhã, terça-feira, em suas respectivas entrevistas à imprensa.

Leia mais sobre a Electronic Entertainment Expo 2008 no blog Gamer.br.