Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Lebanon vence em Veneza

Longa israelense do diretor Samuel Maoz levou o Leão de Ouro na 66ª edição do festival

Da redação Publicado em 14/09/2009, às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Festival de Cinema de Veneza, na Itália, anunciou neste sábado,12, os vencedores de sua 66ª edição. O longa israelense Lebanon, do diretor Samuel Maoz, se consagrou como o melhor filme da maratona, que aconteceu entre 2 e 12 de setembro, levando o troféu Leão de Ouro.

Dentro das principais categorias da premiação, a russa Ksenia Rappoport levou a estatueta de melhor atriz, por La Doppia Ora, desbancando a favorita Margherita Buy (Lo Spazio Bianco). O britânico Colin Firth, por sua vez, conquistou o título de melhor ator pela atuação no drama homossexual A Single Man, estreia do estilista Tom Ford (Gucci) na direção.

A cineasta iraniana Shirin Neshat recebeu o Leão de Prata para melhor direção, com o filme Mulheres Sem Homens. Outro destaque foi a escolha de Soul Kitchen, dirigido pela alemã Fatih Akin, no prêmio especial do júri.

Durante o festival, o ator, roteirista e diretor Sylvester Stallone foi homenageado por deixar uma "marca notável" no cinema contemporâneo. O brasileiro Walter Salles também recebeu honras do evento, levando para casa o Prêmio Bresson.

Abaixo, conheça os ganhadores das principais categorias. Para conferir a listagem completa de consagrados, visite o site oficial do evento.

Veja abaixo a lista dos principais vencedores:

Leão de Ouro para melhor filme - Lebanon, de Samuel Maoz

Leão de Prata para melhor direção - Shirin Neshat, por Mulheres sem Homens

Prêmio especial do júri - Soul Kitchen, de Fatih Akin

Melhor ator - Colin Firth, por A Single Man

Melhor atriz - Ksenia Rappoport, por La Doppia Ora

Melhor roteiro - Todd Solondz, por Life During Wartime

Melhor filme de estreia - Pepe Diokno, por Engkwentro (Clash)

Melhor cenografia - Sylvie Olive, por Mr Nobody

Revelação - Jasmine Trinca, por Il Grande Sogno