Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Fundador perdido em submarino disse que "segurança é puro desperdício"

Em entrevista de 2022 à CBS, Stockton Rush, presidente da OceanGate, subestimou importância da segurança de seus equipamentos: "Se você só quer estar seguro, não saia da cama"

Stockton Rush (Greg Gilbert/Reprodução)
Stockton Rush (Greg Gilbert/Reprodução)

Stockton Rush, presidente-fundador da OceanGate Expeditions e um dos passageiros presos no submarino Titan, perdido em exploração de visita ao Titanic, teria dado declarações contundentes a respeito da segurança de seu empreendimento.

À CBS (via BBC), Rush admitiu em 2022 que peças usadas para montar o submarino Titan foram compradas em lojas de itens para acampamento e que as câmeras instaladas no barco poderias ser compradas por qualquer pessoa na internet.

“Segurança é puro desperdício. Se você só quer estar seguro, não saia da cama. Não entre no seu carro. Não faça nada", disse ele, questionado pelo jornalista da CBS quanto às garantias do submarino.

Segundo o empresário, a preocupação maior seria garantir com que o compartimento central do veículo não fosse destruído pela presão do oceano: "Os propulsores podem parar de funcionar, as luzes podem apagar e tudo o mais pode falhar e você ainda estará seguro", disse. Quando o jornalista o respondeu dizendo que a operação "parecia um improviso", ele reforçou que a OceanGate estaria trabalhando junto à Boeing, à NASA e a Universidade de Washington no projeto.

Do céu ao mar

Com 61 anos, Rush seria dono de uma trajetória de sucesso, tendo cursado engenharia aeronáutica na Univerdidade de Princeton, nos Estados Unidos durante os anos 1980. Seu perfil na página da OceanGate ainda destaca sua trajetória como piloto - ele teria sido a pessoa mais jovem a receber a certificação para pilotar um jato DC8, em 1981.

Após passagens por companhias como a McDonnell Douglas (hoje parte da Boeing), Rush teria percebido a exploração espacial commo uma "epifania", optando-se a dedica-se à exploração dos oceanos. Em 2009, ele fundaria a OceanGate.