Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Games do Rock

Jogos musicais se consolidam na E3

Por Pablo Miyazawa, de Los Angeles Publicado em 17/07/2008, às 10h50 - Atualizado em 18/07/2008, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O The Who fez um show para promover o Rock Band 2, da produtora Harmonix - Pablo Miyazawa
O The Who fez um show para promover o Rock Band 2, da produtora Harmonix - Pablo Miyazawa

No maior evento de games do mundo, a música se firmou como o assunto obrigatório. Antes um nicho restrito a poucos aficionados, os simuladores de instrumentos musicais são atualmente o negócio mais óbvio do lucrativo mercado mundial de videogames.

Saiba o que aconteceu no primeiro dia da E3

Leia sobre a apresentação do Wii Music no segundo dia da feira

O fenômeno se iniciou há poucos anos com o sucesso de Guitar Hero no PlayStation 2. Se reforçou com a revolução de Rock Band, que aumentou a gama de possibilidades, adicionando voz e bateria ao conjunto. Recentemente, se tornou um bom negócio para bandas, que negociam suas músicas para o repertório dos jogos e até mesmo emprestam seus nomes aos seus títulos - como aconteceu com Aerosmith e, em breve, com o Metallica. E agora, como indica a E3, se tornou a mina de ouro das produtoras de games, ao ponto de um game do gênero se tornar o carro-chefe de uma das principais fabricantes de consoles da atualidade - no caso, a Nintendo e seu Wii Music.

O game, focado no chamado "jogador casual", simula a prática de instrumentos musicais diversos, como violinos, pianos, saxofones, guitarras e percussões variadas. Já que o joystick do console Wii traz sensores de movimento embutidos, ele "reconhece" os gestos executados pelo jogador e o transforma em sons melódicos. O modo bateria é um dos que mereceu um modo de jogo exclusivo: de maneira intuitiva, o músico virtual deve usar as duas partes do controle sem fio do Wii como se fossem baquetas, e "acertar o ar", como se batesse nos tambores e pratos. O bumbo e o chimbal são controlados com os pés, que devem ficam posicionados sobre a Balance Board, uma plataforma plástica utilizada no game de ginástica WiiFit. A experiência é das mais realistas, e é bem mais difícil do que uma mera brincadeira de "air drums".

Outra empresa que decidiu se aproveitar do filão é a japonesa Konami.

Rock Revolution basicamente oferece o que consagra Rock Band e Guitar Hero: a simulação de uma banda de rock completa, com guitarra, baixo, voz e bateria. Neste último, aliás, a produtora colocou uma atenção especial. O instrumento traz sete peças (três simulam pratos), é mais compacta e traz um acabamento mais semelhante ao de uma bateria eletrônica. O estilo de jogo segue o esquema padrão do gênero: o jogador deve acompanhar a música, pressionando botões coloridos nos instrumentos-joysticks à medida que surgem na tela, enquanto o vocalista deve manter a afinação correta. Se um dos instrumentistas comete muitos erros, a música é interrompida.

The Who exclusivo

Rock Band, por sua vez, ganhará uma seqüência menos de um ano após seu lançamento. A versão do game disponível na E3 não traz a principal novidade, que é uma bateria mais realista, com teclas que simulam pratos, além de um pedal de bumbo mais preciso. A novidade no repertório do game, previsto para setembro, são músicas de artistas que jamais haviam emprestado suas músicas a videogames anteriormente, como Bob Dylan e AC/DC. Outro destaque é a disponibilidade de uma música do disco Chinese Democracy, do Guns N' Roses, cujo lançamento é esperado pelos fãs há quase 10 anos. Set lists a parte, Rock Band 2 inova pouco, apenas dando continuidade à experiência que o game anterior havia sedimentado. Pelo menos a produtora do game, a Harmonix, se encontra com a bola toda: para promover seu game durante a E3, convocou um show exclusivo da banda britânica The Who, no Orpheum Theater (região central de Los Angeles).

O principal concorrente de Rock Band, foi mencionado na coletiva de imprensa da Microsoft, mas não está presente fisicamente na E3 (a sua fabricante, Activision, não participa do evento deste ano). A maior novidade da próxima versão da franquia, World Tour, é sua semelhança cada vez maior com Rock Band: o game também trará a opção de bateria e voz, além de um inovador modo de composição de músicas, que podem ser tocadas ou compartilhadas com outros jogadores via conexão online. Outra novidade é a parceria com o Metallica e seu novo disco, Death Magnetic (previsto para outubro). Jogadores poderão baixar as músicas do álbum para serem jogadas no game (mediante uma taxa), a partir do exato dia do lançamento oficial do CD. A franquia, aliás, não é exclusividade dos consoles. O portátil Nintendo DS também ganhou sua versão recentemente (World Tour), e a continuação (Decades) já foi anunciada. Aquele que disse que os videogames são o novo rock'n'roll não estava enganado. Mas talvez seja exatamente o contrário.