Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Greta Thunberg comenta prisão na Alemanha: 'Calados pela polícia'

Aos 20 anos, Greta Thunberg foi detida na última terça-feira, 17, enquanto protestava contra a expansão de uma mina de carvão no país

Redação Publicado em 18/01/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Greta Thunberg na COP26, em 2021 (Foto: Getty Images)
Greta Thunberg na COP26, em 2021 (Foto: Getty Images)

Policiais da Alemanha revelaram, na última terça-feira, 17, que Greta Thunberg foi detida durante uma manifestação no país, ao protestar contra a expansão de uma mina de carvão. Agora, a ativista sueca de 20 anos comentou o ocorrido no Twitter, afirmando que “a proteção do clima não é um crime”.

O nome de Greta voltou a chamar atenção depois que a jovem foi detida durante um protesto na região da mina Garzweiler 2, na cidade de Luetzerath. Junto de outros manifestantes, a ativista participava de um movimento contrário à demolição de uma vila durante a expansão da mina.

+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro potencializa destruição da Amazônia, afirma Greta Thunberg

Logo que a jovem foi detida, uma testemunha afirmou, à Reuters, que Greta fora vista sozinha em um ônibus. Ao comentarem o caso, os oficiais alemães afirmaram, segundo o UOL (via Aventuras na História), que Greta e os outros manifestantes teriam sido apenas removidos de uma área perigosa — e, mais tarde, foram levados pelos oficiais para que suas identidades fossem verificadas.

Algum tempo depois do ocorrido, então, Greta usou seu perfil no Twitter para comentar sua detenção. "Ontem fiz parte de um grupo que protestou pacificamente contra a expansão de uma mina de carvão na Alemanha”, explicou a jovem ativista. “Fomos calados pela polícia e depois detidos, mas fomos soltos mais tarde naquela noite. A proteção do clima não é um crime.”

+++LEIA MAIS: Meu Nome é Greta, documentário sobre a ativista Greta Thunberg, estreia no National Geographic

Diante da repercussão do caso, o próprio governo alemão partiu em defesa da expansão da mina de carvão. Nesse sentido, o país afirmou que a obra é necessária para garantir a segurança energética na nação, principalmente na tentativa de compensar a interrupção do abastecimento de gás russo.

+++LEIA MAIS: Greta Thunberg estrela clipe do Pearl Jam para ‘Retrograde’; assista