Há 45 anos, Mutantes se apresentavam no programa de Ronnie Von

Primeira performance do grupo de Rita Lee no Pequeno Mundo de Ronnie Von, em 15 de outubro de 1966, marcou o início da fase psicodélica no Brasil
  • Imprimir
Rita Lee - Os Mutantes
Foto: Reprodução/Still
por Redação
15 de Out. de 2011 às 10:04

No dia 15 de outubro de 1966, teve início a história dos Mutantes, grupo formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que, se não inventou, foi o responsável pela popularização da psicodelia no Brasil, durante a década de 60.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O trio, antes chamado de O'Seis, se apresentou pela primeira vez com a alcunha que os tornou conhecidos no Pequeno Mundo de Ronnie Von, extinto programa de TV Record comandado pelo atual apresentador do Todo Seu, da TV Gazeta.

A apresentação rendeu ao grupo os primeiros sinais de reconhecimento, vindo a ser a banda de apoio de Ronnie Von no disco Ronnie Von Nº3 e gravando, no ano seguinte, o seminal Os Mutantes (1968), disco que já foi citado como influência para nomes como Kurt Cobain e Jack White, fãs declarados da sonoridade do grupo paulistano surgido no bairro da Pompeia.

Os Mutantes encerraram suas atividades em 1978, quando o único membro original da banda era Sérgio Dias. O grupo chegou a ensaiar um retorno sem Rita Lee na metade dos anos 2000, com a cantora Zélia Duncan em seu lugar e Arnaldo Baptista de volta aos teclados, mas a formação durou por poucos shows, como uma apresentação no aniversário da cidade de São Paulo em 2007, que reuniu mais de 50 mil pessoas no Parque do Ipiranga.