Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Ian Curtis morreu há 31 anos

“Ian Curtis permanece congelado no tempo, eternamente jovem e em nossa memórias”, disse Peter Hook à Rolling Stone Brasil

Da redação Publicado em 18/05/2011, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
31 anos sem Ian Curtis - Reprodução
31 anos sem Ian Curtis - Reprodução

A morte do compositor e cantor do Joy Division, o britânico Ian Curtis, completa 31 anos nesta quarta, 18.

O artista lançou somente um disco em vida, ao lado dos companheiros do Joy Division, o álbum Unknown Pleasures (1979). Em entrevista à Rolling Stone Brasil, que será publicada na edição de junho, Peter Hook, baixista do Joy Division, que virá se apresentar no Brasil mês que vem, declarou que "tocar o Unknown Pleasures na íntegra significa ter um pouco do Ian com a gente a cada noite".

A vida e a carreira foram curtas. Curtis tinha apenas 23 anos naquela noite de maio em que, no auge de sua depressão profunda, devastado com o fim de seu casamento com Deborah Curtis e sua epilepsia, cometeu suicídio. Dois meses após sua morte, os integrantes remanescentes do Joy Division lançaram o disco póstumo Closer (1980). "Ian Curtis permanece congelado no tempo, eternamente jovem e em nossa memórias", refletiu Hook.

Depois da morte de Ian, os outros músicos, Hook, Bernard Sumner (guitarrista e tecladista) e Stephen Morris (bateria e percussão), formaram o New Order.