Jorge Ben, Caetano, Clube da Esquina e Tom Zé são citados em lista norte-americana de melhores dos anos 70

Brasileiros possuem músicas entre as 200 melhores da década de 1970, escolhidas pelo site especializado dos Estados Unidos, Pitchfork
  • Imprimir
por Redação
22 de Ago. de 2016 às 19:30

O site especializado em música Pitchfork, dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda, 22, uma nova lista de melhores canções. Desta vez, eles utilizaram o recorte dos anos 1970 para escolher as 200 melhores faixas do período – e citaram quatro artistas brasileiros no resultado final.

LEIA TAMBÉM
[Lista] As 100 Maiores Músicas Brasileiras
[Lista] Os 100 Maiores Artistas da Música Brasileira
[Lista] Os 100 Maiores Discos da Música Brasileira

Entre nomes como David Bowie – que levou o primeiro lugar –, Pink Floyd, Neil Young, Michael Jackson, Marvin Gaye, Patti Smith, Fleetwood Mac, Kate Bush e Joy Division, os brasileiros tropicalistas Caetano Veloso e Tom Zé, além do coletivo mineiro liderado por Milton Nascimento, Clube da Esquina, e o ícone do samba-rock, Jorge Ben Jor, aparecem na lista.

Caetano Veloso é o mais bem colocado, com a canção “You Don’t Know Me”, de Transa (1972), na 73ª posição. “É uma obra-prima de música que só poderia ter sido escrita do ponto de vista de alguém em exílio”, escreve o jornalista Kevin Lozano, no site, definindo a canção como “a expressão crua da perda que ele vivenciou durante” o período que passou em Londres.

“Tudo Que Você Podia Ser”, lançada por Milton Nascimento com o Clube da Esquina, no álbum duplo Clube da Esquina (1972), fica em 167ª, ganhando comparações a Beach Boys e Beatles. Já “Dói”, lançado por Tom Zé em Estudando o Samba (1976), ocupa a 191ª posição, enquanto “Taj Mahal”, de Jorge Ben Jor (África Brasil, 1972), fica em 196ª.

Veja a lista completa neste endereço.

Recomendadas