Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre José Saramago

Escritor português tinha 87 anos e sofria de leucemia crônica

Da redação Publicado em 18/06/2010, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
José Saramago morreu aos 87 anos - AP
José Saramago morreu aos 87 anos - AP

O escritor português José Saramago morreu nesta sexta-feira, 18, às 8h (horário de Brasília) devido a complicações decorrentes de uma leucemia crônica. Saramago estava em casa, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, acompanhado por sua mulher e tradutora, Pilar del Río. As informações foram dadas pela família do autor à agência de notícias Efe.

Considerado responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em português, Saramago foi o primeiro autor de língua portuguesa a levar o prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Também ganhou o prêmio Camões, em 1995, considerado uma das honrarias literárias mais importantes da língua portuguesa.

Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922 (embora no registro oficial conste o dia 18), em Azinhaga, em Portugal. Começou a trabalhar com literatura em 1947, quando publicou o romance Terra do Pecado. Também trabalhou como crítico literário em revistas e, em 1975, tornou-se diretor do jornal Diário de Notícias.

Saramago alcançou o sucesso em 1980, com Levantando do Chão, reconhecido como seu primeiro grande romance. Em 1991, publicou O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português, levando o escritor a se exilar em Lanzarote, onde viveu até hoje (as Ilhas Canárias ficam na costa africana, mas pertencem à Espanha). Suas obras - que já foram traduzidas para mais de vinte línguas - ficaram marcadas por um estilo não convencional, com frases e períodos longos, e temas sobre vida, morte, existência e crítica à sociedade moderna.

Entre seus principais romances estão O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995) , A Caverna (2000), O Homem Duplicado (2002), Ensaio Sobre a Lucidez (2004) e As Intermitências da Morte (2005). Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema pelo diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel) em 2008. Saramago também escreveu peças teatrais, contos, poemas e crônicas. Seu último livro publicado foi o romance Caim, lançado em 2009.