Kendrick Lamar lança o aguardado DAMN., com participações de Rihanna e U2

O disco, que dá sequência ao elogiado To Pimp a Butterfly (2015), já está disponível nas plataformas de streaming
  • Imprimir
por Redação/Rolling Stone EUA
14 de Abril de 2017 às 10:32

"Y'all got 'til April the 7th to get your shit together”, vociferou Kendrick Lamar no seu single surpresa “The Heart Part 4”, e o rapper não estava de brincadeira. Nesta sexta, 14, Lamar lançou o aguardado disco DAMN., que dá sequência ao elogiado To Pimp a Butterfly (2015).

O álbum conta com 14 faixas, com Rihanna, que participa em uma música chamada “LOYALTY.”, e U2, que aparece em “XXX.”, como os únicos colaboradores creditados. DAMN. também tem contribuições de James Blake, Kaytranada e BadBadNotGood.

Apesar de “The Heart Part 4” não estar incluída na tracklist de DAMN., Lamar recentemente divulgou o single “HUMBLE.”, produzido por Mike Will Made-It, que está entre as canções escolhidas para fazer parte do disco. “HUMBLE.” chegou ao segundo lugar das paradas norte-americanas e foi o single de hip-hop mais bem colocado desde 2010.

Após o lançamento de To Pimp a Butterfly, Lamar retornou às sessões de gravação do trabalho para untitled unmastered, uma coleção de oito faixas criadas ao longo dos três anos entre o debute de Lamar em uma grande gravadora, good kid, m.A.A.d. city, e To Pimp a Butterfly.

LEIA TAMBÉM
Kendrick Lamar fala sobre o “urgente” e espiritual próximo disco dele
[Lista] Melhores Discos Internacionais de 2016: Untitled Unmastered
[Vídeo] Assista o clipe cheio de simbolismos de "HUMBLE." de Kendrick Lamar

Lamar também começou a participar mais em canções de outros artistas, contribuindo em singles pop desde de Taylor Swfit, Maroon 5, Sia, the Weeknd e Beyoncé até faixas de Frank Ocean, A Tribe Called Quest, Thundercat e Danny Brown.

Em uma recente entrevista à New York Times’ T Magazine, Lamar discutiu a sequência de To Pimp a Butterfly, dizendo que o disco é “muito urgente”.

“Eu acho que agora, do jeito instável que as coisas ficaram nos últimos meses, meu foco vai voltar à minha comunidade e às outras comunidades ao redor do mundo, onde eles estão fazendo o trabalho fundamental”, ele disse. “To Pimp a Butterfly estava falando sobre o problema. Estou em um lugar agora em que eu não estou mais falando do problema. Estamos em uma época em que excluímos um grande componente dessa coisa chamada vida: Deus. Ninguém fala sobre isso porque quase entra em conflito com o que está acontecendo no mundo quando você fala sobre política e governo e o sistema.”

Essa veia religiosa foi evidenciada em “HUMBLE.”, outro single surpresa que Lamar lançou sem aviso. Diferentemente de “The Heart Part 4”, que foi lançada apenas em áudio, a faixa produzida por Mike Will Made-It chegou acompanhada de uma produção audiovisual, um clipe que indicou que a música faria parte de um projeto de grandes proporções.

Ouça DAMN. abaixo.


Recomendadas