Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Marisa Monte fala sobre o disco O Que Você Quer Saber de Verdade

Adotando um modelo de entrevista coletiva virtual, a artista defendeu a existência do formato tradicional de álbum, comentou algumas das faixas do disco e falou sobre turnês

Redação Publicado em 03/11/2011, às 15h35 - Atualizado às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marisa Monte - AP
Marisa Monte - AP

Em uma entrevista coletiva virtual realizada na manhã desta quinta, 3, Marisa Monte conversou com jornalistas a respeito de O Que Você Quer Saber de Verdade, disco que lançou na última segunda, 31 de outubro. A cantora comentou que sempre sonhou com a possibilidade de dar entrevistas assim e que a internet permitiu isso.

Durante a conversa, Marisa defendeu a existência de álbuns em seu formato mais tradicional, acrescentando que raramente ouve músicas de forma aleatória. “Esse álbum eu fiz pensando em um álbum que tem como formato o CD. É um grupo de canções agrupadas, formato herdado do LP, que pra mim não mudou ainda. Acho legal que possa daqui a um tempo lançar uma música ou outra, e não esperar tantos anos pra lançar um grupo de canções. Ao mesmo tempo, é legal ter um grupo de canções que têm um conceito”, afirmou.

Marisa também falou a respeito de seu gosto por música brasileira das antigas e da presença dessa influência no disco, que tem 14 faixas. Incluiu no trabalho uma versão sua, em português, do tango “Lencinho Querido (“El Panuelito”), de Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza, que foi gravado por Dalva de Oliveira na década de 50.

“Sempre gostei de música antiga brasileira. Eu era uma adolescente diferente porque gostava de fuçar disco da avó e do pai. Essa música eu conheço desde essa época, de 15 ou 16 anos, quando eu ouvia Dalva, Lupicínio [Rodrigues], Francisco Alves, repertório com o qual entrei em contato muito jovem.”

Além desta música, no trabalho, composto nos últimos três anos, há ainda uma releitura de "Descalço no Parque", de Jorge Ben Jor, e parcerias com colaboradores de longa data, como Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, com quem um dia formou o trio Tribalistas.

Sobre shows, Marisa avisou que só deverá iniciar uma turnê em 2012. Ainda empolgada com a plataforma virtual, da qual usufruiu intensamente ao longo de todo esse processo de divulgação de O Que Você Quer Saber de Verdade, pensa em transmitir uma apresentação ao vivo pela internet. “Em uma turnê, nunca poderia estar fisicamente em todos os lugares que gostaria. Então, esta seria uma maneira de dividir aquele momento com mais gente".