Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Isaac Hayes

Ícone do soul nos anos 70, cantor e pianista ficou conhecido pelo tema do filme Shaft

Da redação Publicado em 11/08/2008, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isaac Hayes chegou ao auge com a trilha-sonora do filme <i>Shaft</i>, em 1971; cantor morreu aos 65 anos de idade - Reprodução/Myspace
Isaac Hayes chegou ao auge com a trilha-sonora do filme <i>Shaft</i>, em 1971; cantor morreu aos 65 anos de idade - Reprodução/Myspace

Morreu na tarde de ontem, 10, o cantor e pianista Isaac Hayes, aos 65 anos de idade. A causa da morte ainda não foi revelada.

Ícone do soul nos anos 70, Hayes atingiu o estrelato com a trilha-sonora do filme Shaft, pela qual ganhou um Oscar e três Grammy.

Hayes nasceu em 1942, nos Estados Unidos. Foi criado pelos avós maternos em uma cidade rural. Aos 21 anos, começou a tocar como pianista contratado do já consagrado Otis Redding.

O pianista seguiu participando de bandas de apoio até lançar seu álbum de estréia, em 1967 (Presenting Isaac Hayes). Hot Buttered Soul, seu segundo disco, colocou-o no circuito comercial. Dois anos depois, Hayes quebrou barreiras com a trilha de Shaft, tornando-se o primeiro artista negro (solo) a ter um álbum no topo das paradas Pop e de R&B nos EUA.

O músico também investiu na carreira de ator. Atuou em séries de TV, como Um Maluco no Pedaço (com Will Smith), e no cinema (Jogo Duro, Atraídos pelo Destino). Hayes também dublou o personagem Chef no desenho animado South Park. Deixou o trabalho devido às piadas do programa sobre a cientologia, sua religião.

Isaac Hayes entrou Hall da Fama do Rock and Roll em 2002, e já teve trechos de composições sampleadas por inúmeros artistas, entre eles Dr. Dre, Portishead e Snoop Dogg.