Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Junior Murvin, autor do hino reggae “Police & Thieves”

Músico morreu em casa, na Jamaica, na manhã desta segunda-feira, 2; a causa da morte não foi divulgada

Redação Publicado em 02/12/2013, às 19h18 - Atualizado às 19h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Junior Murvin - Police & Thieves - Reprodução
Junior Murvin - Police & Thieves - Reprodução

Junior Murvin, um dos grandes nomes do reggae mundial, morreu nesta segunda-feira, 2, na casa onde morava, em Portland Parish, na Jamaica. Ele tinha por volta de 64 anos, já que a data de nascimento do músico nunca foi confirmada, embora se acredite que ele seja de 1949.

A notícia foi dada pelo jornal Jamaica Gleaner. De acordo com o periódico, Murvin morreu de forma tranquila, ainda que tenha lutado contra o avanço da diabetes nos últimos anos de vida. A causa da morte não foi divulgada.

O músico passou quase toda a vida na Jamaica, com exceção dos períodos de turnê pela Europa e Estados Unidos, com shows alavancados por grandes sucessos criados por ele, que acabaram se tornando ícones e símbolos do reggae mundial.

É o caso de “Police & Thieves”, maior sucesso dele, uma canção lançada em 1976, que deu nome ao disco de estreia dele, atual até hoje. A música, gravada por Lee “Scratch” Perry ganhou uma bela versão da banda britânica The Clash, no disco de estreia deles, lançado em 1977.

Entre os grandes trabalhos de Murvin estão as músicas “Cool Out Son”, “Closer Together” e “Think Twice”. Abaixo, ouça “Police and Thieves”:

Aqui, a versão do The Clash: