Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pavement pode voltar em 2010

Banda de Stephen Malkmus deve se reunir para shows após uma década de marasmo musical, diz site

Da redação Publicado em 16/09/2009, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Atualizado às 16h

Após dez anos de inatividade, o Pavement pode oficializar retorno aos palcos.

É o que afirma o site Brooklyn Vegan, que confirmou para setembro de 2010, no Central Park SummerStage (palco fixo do parque nova-iorquino), "múltiplos, possivelmente quatro" shows da banda capitaneada por Stephen Malkmus.

O site não soube especificar se a série de apresentações seria começo, meio ou fim de uma turnê - o que importa aqui, no caso, é a palavra "turnê". Em novembro, afinal, terão se passado 10 anos desde o último concerto da banda, em Londres.

Mais adiante, no dia, o site Pitchfork confirmou com uma fonte pelo menos uma data: 21 de setembro de 2010, o que nos leva a "370 dias até o próximo concerto do Pavement".

A deterioração do grupo se intensificou após o grande fiasco na estreia do festival Coachella, em outubro de 1999, quando Malkmus se recusou a cantar - o que obrigou o resto do grupo a tocar, basicamente, set instrumental.

Nativa da Califórnia, a banda dona dos hits "Cut Your Hair" e "Stereo" já ventilou mais de uma vez a hipótese de voltar ao batente. O aniversário de 20 anos da banda e também do selo independente Matador (que esteve com o Pavement desde o primeiro álbum, Slanted and Enchanted, de 1992) foi pretexto levantado em algumas ocasiões para justificar a reunião - ambos, no entanto, chegam às duas décadas de existência em 2009, o que significaria atraso nos planos.

Em janeiro, o guitarrista Scott Kannberg chegou a pôr a banda na mira do Coachella, mas a reunião não se materializou. O músico, aliás, é, em geral, o responsável por fomentar rumores sobre possível volta do Pavement. No ano passado, em entrevista ao site da Entertainment Weekly, ele já havia mencionado que os ex-companheiros poderiam se juntar para tocar no aniversário do selo Matador.

Na ocasião, Malkmus - que já liberou cinco álbuns desde a separação do antigo grupo (quatro com o The Jicks, inclusive o auto-intitulado Stephen Malkmus), e um com o Silver Jews) - disse que gostaria de "algo pequeno, em dez anos, como aquela coisa do [Led] Zeppelin". A referência foi o show da banda britânica, na O2 Arena, em Londres, em dezembro de 2007. "Obviamente, nossa arena seria menor do que a deles."