Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Sonic Youth planeja gravar novo álbum em 2010

Trilha sonora para filme adolescente francês, DVD e digitalização de material antigo: conheça outros planos da banda nova-iorquina

Da redação Publicado em 10/12/2009, às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Sonic Youth está a postos para gravar um novo álbum, o 17º desde o início da carreira, em 1981. Em entrevista ao site da rádio britânica BBC 6 Music, o guitarrista Lee Ranaldo diz que ele e os companheiros de banda "provavelmente voltarão ao estúdio no ano que vem".

The Eternal, lançamento mais recente, chegou às lojas em junho, com boa recepção da crítica. A banda, que em novembro passou pelo Brasil no Planeta Terra, deu um intervalo de três anos entre esse título e o anterior, Rather Ripped, de 2006.

O grupo nova-iorquino, atualmente, trabalha na trilha de um filme adolescente francês, disse Ranaldo. "Encontramos o diretor em Paris e gostamos do que vimos."

No começo do ano, o site Pitchfork reportou que a banda trabalhava em outra trilha sonora, em parceria com o baixista John Paul Jones, ex-Led Zeppelin e atual Them Crooked Vultures, para a Merce Cunningham Dance Company. Eles se apresentaram com a companhia de dança em abril.

Soma-se a novo álbum e trilha o plano de lançar um DVD com gravações da turnê Daydream Nations, deslanchada entre 2007 e 2008. O título contará, ainda, com filmagens da banda tocando em 1988.

Mas a banda continua empenhada em promover The Eternal. "Ainda estamos profundamente abrigados no novo álbum, então vamos tocar bastante do The Eternal, afirmou Ranaldo a respeito do setlist de um show do Sonic Youth na região.

O momento, agora, também é de organizar o material passado. "Estamos fazendo uma grande limpeza nos arquivos. Temos um maciço arquivo de áudio e vídeo que está parada em nosso estúdio em Hoboken [Nova Jersey, EUA]. Temos alguém lá que está anotando cada material e fazendo um imenso banco de dados."

O próximo passo é "começar a digitalizar, pois algumas das fitas têm 30 anos", disse o guitarrista.