Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vaticano perdoa os Beatles por afirmação de que grupo era "mais popular que Jesus"

Frase foi dita por John Lennon há 44 anos; Ringo Starr criticou elogios feitos pela instituição católica

Da redação Publicado em 14/04/2010, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Após 44 anos, o Vaticano finalmente decidiu perdoar os Beatles devido a famosa frase dita por John Lennon, em 1966, de que o grupo era "mais popular que Jesus", segundo informou nesta quarta-feira, 14, o site do semanário NME.

Aproveitando os 40 anos do fim do grupo inglês, uma reportagem no jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, elogiou o grupo, dizendo que devido a beleza de suas músicas, o comentário sobre Jesus passa a ser insignificante.

"É verdade, eles usavam drogas e se deixavam levar pelo sucesso", diz o artigo. "Eles até chegaram a dizer que eram mais populares que Jesus. Mas, ouvindo suas músicas, tudo isso parece distante e insignificante."

De acordo com o NME, a reportagem ainda diz: "As lindas melodias deles, que mudaram pra sempre o cenário da música pop e ainda nos causam emoção, permanecem como joias raras". A banda foi definida como "o mais duradouro, consistente e representativo fenômeno na história da música pop".

Resposta de um Beatle

Apesar da instituição religiosa tentar passar uma borracha no que aconteceu, Ringo Starr criticou o comentário, durante entrevista para a CNN.

"O Vaticano não disse que nós éramos satânicos? E ainda assim perdoam a gente?", disse o ex-beatle. "Eu acho que eles têm coisas mais importantes a dizer além dos Beatles."

Entenda

Durante uma entrevista para o jornal inglês The Evening Standard, em março de 1966, John Lennon disse: "O cristianismo irá desaparecer. Vai diminuir e encolher. (...) Hoje nós [Beatles] somos mais populares que Jesus. Não sei quem vai desaparecer primeiro, o rock'n'roll ou o cristianismo".

A afirmação, claro, gerou polêmica e desagradou os devotos norte-americanos da igreja católica. Além de protestos verbais, álbuns dos Beatles chegaram a ser queimados em público, estações de rádio baniram algumas de suas músicas e pessoas até tentaram impedir a realização de algumas apresentações do grupo nos EUA.

Em agosto do mesmo ano, John Lennon se defendeu, durante uma entrevista em Chicago, dizendo: "Se tivesse dito que a televisão era mais popular do que Jesus, ninguém teria ligado. Eu só usei o termo 'Beatles' para exemplificar. Meu comentário se referia ao que acontece na Inglaterra. Lá somos mais influentes para os jovens do que a religião. Não era minha intenção ofender, mas é um fato. Não quis comparar Jesus Cristo a uma pessoa, nem nada do tipo. Fui mal interpretado".

Assista abaixo a um trecho da entrevista, com legendas em espanhol: