Cena do vídeo de "Madume", de Emicida - Reprodução/Vídeo

Emicida lança fashion film da LAB com clipe de “Mandume”; assista

Vídeo traz coleção apresentada no São Paulo Fashion Week e participações de Drik Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike e Raphão Alaafin

Lucas Brêda Publicado em 05/12/2016, às 11h30 - Atualizado em 06/12/2016, às 17h57

No último mês de outubro, Emicida – ao lado do irmão, Evandro Fióti – promoveu a estreia da marca LAB, braço fashion do selo Laboratório Fantasma, no São Paulo Fashion Week, com um desfile que foi uma verdadeira “ocupação” no evento. A coleção apresentada, Yasuke, é destaque do fashion film de “Mandume”, lançado nesta segunda, 5, com exclusividade pela Rolling Stone Brasil.

LEIA TAMBÉM

Emicida se apresentou no Rolling Stone Festival; veja como foi

Emicida promoveu “ocupação” na estreia da LAB no SPFW

[Arquivo] Releia nossa matéria de capa, de setembro de 2015, com Emicida

O vídeo, com direção de Gabi Jacob e quase nove minutos de duração, funciona também como clipe da faixa homônima, presente no mais recente disco de Emicida, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015). “Sempre colocamos nossos produtos no nosso material”, comenta o rapper, que foi capa da edição 109 da Rolling Stone Brasil. “É até natural. São as peças de roupa que a gente vê no dia-a-dia com a música que a gente ouve no dia-a-dia.”

“Mandume”, a faixa, carrega o mesmo discurso levantado pela LAB em sua estreia no SPFW: não fazer concessões ao entrar em um ambiente ortodoxo e restrito. “[O vídeo de] ‘Mandume’ vem em um momento muito bom, porque o desfile também falava disso”, explica Emicida. “Ano passado, desfilamos na Casa de Criadores e ‘Mandume’ foi a trilha. Justamente porque o discurso era o mesmo: juntar nosso time e meter o pé em um espaço que a gente nunca tinha pisado.”

“Acho que é tudo parte de uma construção”, analisa o artista. “Muita gente antes de nós bateu para que isso acontecesse. Acho que a bola quicou na nossa frente e nós estávamos com mira boa para chutar e fazer esse gol. Se você pegar a história do Rei Mandume, é a história de um coração rebelde, que não abaixou a cabeça para a opressão, lutou até o fim. É o que acreditamos que precisamos fazer e que fazemos nas nossas músicas.”

O fashion film traz participações de Drik Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike, Raphão Alaafin e frames do Baile do Passinho, entre outros nomes. As imagens também mostram capas de revista reproduzindo padrões de beleza e comportamento sendo substituídas por fotos de ícones do rap e da música negra nacional, como Rappin’ Hood, Black Alien e Elza Soares. “Não vejo mais como desconectar as duas paradas”, confessa Emicida, referindo-se à intersecção entre moda e música. “Vamos estar com as duas coisas atreladas porque realmente somos as duas coisas.”

Abaixo, assista ao vídeo de “Mandume”.

música emicida lab mandume fashion film

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar