Janaina Fellini - Letícia Moreira

Exclusivo: imersão de Janaina Fellini e Letieres Leite em Casa Aberta é retratada em documentário

Músicos conviveram durante seis dias em uma chácara no interior do Paraná para gerar o segundo disco da cantora

Redação Publicado em 03/10/2015, às 12h03

Obras-primas da música foram criadas a partir do enclausuramento de um grupo de artistas. Vide The Basement Tapes, de Bob Dylan e The Band, ou Exile on Main St., dos Rolling Stones. Casa Aberta pode não ter a pretensão de se igualar a esses clássicos, mas já tem um mérito: trata-se do disco que devolveu à música brasileira a cantora Janaina Fellini.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

Após o hiato de seu primeiro álbum, a paranaense de 30 anos já havia partido a Aracaju para tentar a vida como balconista. De repente, foi informada de que seu projeto fora selecionado pelo Itaú Cultural entre mais de 15 mil propostas.

Exclusivo: SpokFrevo se reforça com sanfona em novo disco; ouça “De Cazadeiro ao Recife”.

“Eu ri e agradeci demais!”, conta ela sobre o dia em que recebeu a notícia. “Me senti viva, pulsando de alegria. Eu tinha ganhado um presente que mudaria a minha vida. Naquele momento, soube que a música seria parte do meu cotidiano de novo, como eu sempre soube. Foi como se balançar nos braços da vida, sabe? Uma sensação de dançar à toa".

15 discos nacionais lançados no primeiro semestre que você deve ouvir.

Durante seis dias, Janaina e um grupo de artistas conviveram em uma chácara em Campína Grande do Sul, interior do Paraná, liderados pelo maestro Letieres Leite (da Orkestra Rumpilezz e de trabalhos com Nana Vasconcelos, Gilberto Gil e Elba Ramalho) e pelo produtor Beto Villares (que assina discos de Céu e Siba). Foram gravadas dez faixas entre composições inéditas e músicas de Gil, Itamar Assumpção e Lirinha. A experiência foi resumida em um minidocumentário publicado aqui com exclusividade pelo blog Sobe o Som.

Assista:

“Aconteceram coisas muito bonitas, por exemplo, a interação dos sons da natureza com as música que a gente tocou. Quando a gente escutava cigarras e grilos e vento nas árvores...Tem toda uma questão muito poética do disco que, tanto propositalmente quanto por acaso, vai estar no álbum”, explica no vídeo o músico Sérgio Monteiro Freire.

Após se aperfeiçoar aprendendo com o gospel, Mahmundi quer trabalhar em prol da música.

Disponível na íntegra pelo pelo Youtubepelo Soundclound, o trabalho será lançado em show no Itaú Cultural, São Paulo, no dia 8 de outubro. Os ingressos grátis devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do espaço.

musica casa aberta itau cultural janaina fellini letieres leite sergio monteiro freire beto villares

Leia também

Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'


Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes


3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'


Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers


Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]


Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]