- Amor, Sublime Amor, filme de Steven Spielberg (Foto: Reprodução/Twitter)

Amor, Sublime Amor é censurado em alguns países do Oriente Médio; entenda

Ao incluir representatividade da comunidade LGBTQ+, Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, foi censurado em diversos países do Oriente Médio

Redação Publicado em 06/12/2021, às 19h29

Mais de 50 anos após a adaptação original, Amor, Sublime Amor (2021) ganhou uma nova versão para o cinema, desta vez dirigida por Steven Spielberg. O filme estreia em cinemas ao redor do mundo nesta quinta, 9 de dezembro, mas foi censurado em alguns países do Oriente Médio, de acordo com informações da Variety; são eles: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã e Kuwait.

A adaptação da Disney em parceria com o estúdio 20th Century foi banido por alguns motivos diferentes. Na Arábia Saudita e Kuwait, por exemplo, o filme não conseguiu um certificado de lançamento. Em outros casos, como nos países do Catar e Omã, a Disney se recusou a se adaptar aos cortes exigidos pelos censores.

+++LEIA MAIS: Amor, Sublime Amor: primeiras reações consideram musical extraordinário: ‘É Spielberg de primeira linha’

A censura não foi algo novo ou surpreendente. Alguns países do Oriente Médio têm diversas restrições acerca de assuntos como sexualidade, representatividade da comunidade LGBTQ+, blasfêmias ou outros aspectos que não se enquadram nas visões culturais das nações. Amor, Sublime Amor não se encaixa, por exemplo, por incluir um personagem transgênero interpretado pela pessoa não-binária Iris Menas.

Outros grandes lançamentos de 2021, como Eternos, do Universo Cinematográfico Marvel, também sofreram censura. O filme também referencia a comunidade LGBTQ+ com o personagem Phastos, de Brian Tyree Henry, que se tornou o primeiro da franquia a se declarar homossexual. A produção dirigida por Chloé Zhao foi banida em países do Oriente Médio, assim como na China.

+++LEIA MAIS: Remake de Amor, Sublime Amor: trailer, estreia e tudo que sabemos sobre filme dirigido por Steven Spielberg [LISTA]


Tudo sobre Amor, Sublime Amor 

Em 1961, a trama foi adaptada para o cinema pela primeira vez, com nomes como Rita Moreno, Natalie Wood e George Chakiris no elenco. A produção venceu 10 Oscars, incluindo Melhor Filme.

Cerca de 60 anos depois, em 2021, o musical ganhou uma nova versão estrelada por Ansel Elgort e Rachel Zegler, com direção de Steven Spielberg. Amor, Sublime Amor (West Side Story) chega aos cinemas brasileiros em 9 de dezembro. 

+++LEIA MAIS: Jurassic Park: Por que Steven Spielberg odiou dirigir filme?

 

musical censura tony Steven Spielberg broadway amor sublime amor rachel zegler ansel elgort censurado west side story sharks oriente médio jets

Leia também

Ryan Gosling admite que gostaria de refazer 'La La Land'; entenda


Rosamund Pike, de Saltburn, entra para o elenco de Truque de Mestre 3


Paul Walter Hauser, de Cruella, entra para o elenco de Quarteto Fantástico


A Maldição de Cinderla, versão sangrenta do clássico, ganha trailer


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


Neve Campbell sobre negociações para Pânico 7: "Respeito reestabelecido"