Retratos Fantasmas, Nosso Sonho e mais filmes nacionais que marcaram 2023 (Fotos: Divulgação) -
RETROSPECTIVA

Retratos Fantasmas, Nosso Sonho e mais filmes nacionais que marcaram 2023

A lista ainda inclui produções como O Sequestro do Voo 375, baseada em uma história real, e Pedágio, que chegaram recentemente aos cinemas

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 22/12/2023, às 17h00

Apesar de ainda ser bastante subestimado por muitos, o cinema brasileiro nos oferece, ano após ano, grandes produções e, em 2023, não foi diferente. Desde Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (BacurauAquarius), que perdeu por pouco a chance de representar o Brasil no Oscar 2024, até O Sequestro do Voo 375uma produção do nível de Hollywood, o cinema nacional só nos deu orgulho e, a seguir, a Rolling Stone Brasil relembra as produções que marcaram o ano:


Fervo

A princípio, Fervo até pode parecer uma comédia descompromissada, mas traz uma história que, além de divertida, também é bastante emocionante. Na história, um casal de arquitetos se muda para um antigo casarão, que um dia quase hospedou uma balada LGBTQIAPN+ de sucesso. No lugar sombrio, eles começam a ser assombrados pelos fantasmas dos antigos proprietários do lugar, que ainda têm algumas pendências a resolver antes de descansarem em paz.

ONDE ASSISTIR: Star+


Noites Alienígenas

Grande vencedor da 50ª edição do Festival de Gramado, Noites Alienígenas chegou aos cinemas de todo o Brasil em março deste ano. O longa conta a história de três amigos, moradores da periferia de Rio Branco, no Acre, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Medusa

Medusa, de Anita Rocha da Silveira (Mate-me Por Favor), é ambientado em um Brasil distópico, em que uma gangue, formada apenas por mulheres fervorosamente religiosas, tenta controlar tudo e todos ao seu redor, incluindo outras mulheres, perambulando pelas ruas e punindo aqueles que consideram pecaminosos.

ONDE ASSISTIR: Globoplay


Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha

Outro forte concorrente ao Oscar 2024, mas que também acabou fora da premiação, Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha passeia pelas lembranças do funkeiro Buchecha, desde a criação da dupla de sucesso com o seu amigo de infância, Claudinho, até a morte do seu parceiro, que o forçou a seguir na música e na vida sozinho.

ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como Google Play e Apple TV+


Mussum: O Filmis

Vencedor da 51ª edição do Festival de Gramado, em 2023, Mussum: O Filmis é a cinebiografia de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum dos Trapalhões, dirigida por Silvio Guindane (Vai Que Cola) e estrelada por Ailton Graça (Carandiru). O filme explora a infância pobre de Mussum, a carreira militar, o sucesso com o grupo Originais do Samba e os bastidores como integrante dos Trapalhões.

ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como YouTube, Google Play e Apple TV+.


Retratos Fantasmas

Mesmo fora do Oscar, Retratos Fantasmas continua sendo um dos melhores filmes lançados em 2023. A partir de suas próprias experiências com o cinema, Kleber Mendonça Filho conta uma história bastante pessoal e emocionante sobre a importância do cinema não só como arte, mas como um espaço de acolhimento e preservação da história.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Meu Nome é Gal

Com a escolha de Sophie Charlotte (Todas as Flores) aprovada pela própria Gal CostaMeu Nome é Gal chegou aos cinemas neste ano revivendo a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos, desde a viagem da Bahia ao Rio de Janeiro aos 20 anos até o nascimento de sua personalidade musical, Gal Costa, em meio à Tropicália, um dos principais movimentos de contracultura do Brasil.

ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como Google Play e Apple TV+.


Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você

O documentário Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você relembra o encontro entre Elis Regina e Tom Jobim, em fevereiro de 1974, em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, para a gravação icônico álbum "Elis & Tom", que mudaria as vidas dos artistas e se transformaria em uma obra emblemática da música brasileira.

ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como YouTube, Google Play e Apple TV+.


Pedágio

Filme mais premiado na edição deste ano do Festival do Rio, Pedágio conta a história de uma cobradora de pedágio, que percebe que pode fazer uma renda extra ilegalmente em seu trabalho para poder enviar o filho para uma caríssima cura gay, ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.


O Sequestro do Voo 375

Com cara de filme de Hollywood, O Sequestro do Voo 375 chegou aos cinemas relembrando, em um filme repleto de suspense e ação, um episódio real na história brasileira, em que um passageiro decidiu sequestrar um avião, em pleno ar, para jogá-lo sobre o Palácio do Planalto, em Brasília, e matar o então presidente do Brasil, José Sarney.

ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

retrospectiva medusa Meu Nome é Gal Retratos Fantasmas Elis & Tom Mussum: O Filmis O Sequestro do Voo 375 Pedágio Noites Alienígenas Fervo Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha

Leia também

Rebel Wilson discorda da ideia de que apenas atores gays podem interpretar personagens gays: 'Sem sentido'


Como Joias Brutas, com Adam Sandler, influenciou Divertida Mente 2?


Venom 3, último filme da trilogia com Tom Hardy, ganha trailer


Segredo coloca noivado de Penelope em risco no novo trailer de Bridgerton


Johnny Depp interpretará Satanás no próximo filme de Terry Gilliam


Por que Denis Villeneuve está desapontado com o sucesso de Duna 2?