- Nós, Não, Não Olhe! (Foto: Divulgação)

'Não, Não Olhe!': Como Jordan Peele usou Pixar e Bíblia em easter egg de 'Nós'?

Filmes de Jordan Peele tem referências entre si, e diretor utilizou truque parecido com Pixar em Não, Não Olhe!

Redação Publicado em 22/09/2022, às 09h30

Não, Não Olhe!, filme dirigido por Jordan Peele, tem referências aos outros dois filmes do diretor: Corra! (2017) e Nós (2019). As produções não integram um universo compartilhado e possuem histórias distintas, mas o cineasta parece conectar alguns pontos usando técnicas conhecidas dos telespectadores.

Uma das ideias de Peele veio provavelmente emprestada da Pixar. O estúdio de animação conecta todos os filmes com o termo "A113" escrito em objetos e situações aleatórias. Sem grande significado para o enredo, sequência de letra e números representa a sala onde os animadores estudaram no Instituto de Artes de Califórnia.

+++ LEIA MAIS: 'Não, Não Olhe!' pode ganhar continuação, segundo Jordan Peele

Indo por caminho mais bíblico, Jordan também repetiu uma sequência de letras em números em um objeto durante Não, Não Olhe!. Na van de Angel, um dos aliados dos protagonistas, o padrão de identificação era "FE1111." Em Nós, os mesmos números aparecem diversas vezes - em cartazes e até nos ponteiros de um relógio.

A sequência é referência ao trecho de Jeremias 11:11, que diz: "Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei." Esta passagem, conforme apontado pelo CBR, dialoga diretamente com o enredo de Nós, quando a antagonista do longa usa as cópias das pessoas com quem cresceu para voltar a superfície. A população clamou por ajuda, mas - mesmo em um evento de escala global - nada pode ajudá-los.

+++LEIA MAIS: Não, Não Olhe!: filme arrecada R$ 3 milhões em bilheterias nacionais na semana de estreia

Jeremias 11:11 também se comunica com Não, Não Olhe!. Além disso, o filme começa com outra citação bíblica, do profeta Naum: "Lançarei sobre ti imundícias, tratar-te-ei com desprezo e te porei por espetáculo." Este se torna um tema comum do longa, conforme os personagens tentam documentar o suposto OVNI nas redondezas.

 

filme cinema não diretor jordan peele us corra pixar nós bíblia não olhe

Leia também

Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, Megalopolis


Netflix revela primeiras imagens de novo filme da franquia Rua do Medo


Onde assistir a Segredos de um Escândalo, longa indicado ao Oscar 2024?


Novo filme de Levan Akin ganha data de estreia nos cinemas brasileiros


Rivais: Josh O'Connor revela que comeu primeiro churro em cena que não estava no roteiro


Diretor fala sobre junção de Beyoncé e Blue Ivy em 'Mufasa: O Rei Leão': 'Cápsula do tempo'