- George Clooney em Batman & Robin (Foto: Reprodução/ vídeo)

Por que uniforme de Batman tinha mamilos em Batman e Robin? Figurinista responde

Traje do personagem contou com mamilos em dois filmes diferentes: Batman e Robin (1997) e Batman Eternamente (1995)

Redação Publicado em 07/06/2022, às 15h55

O uniforme de Batman com mamilos em Batman e Robin (1997) é um dos maiores acontecimentos da cultura pop, mesmo totalmente criticado por público e crítica. Jose Fernandez, designer de figurino da produção, explicou o motivo dessa decisão polêmica que marcou negativamente o herói da DC Comics.

Além de Batman e Robin, estrelado por George Clooney, o traje com mamilos também foi utilizado em Batman Eternamente (1995), no qual o homem-morcego foi interpretado por Val Kilmer. "Com Kilmer, os mamilos foram uma daquelas coisas que eu adicionei," afirmou o figurinista à Mel Magazine. "Não era fetiche para mim, era mais informado por armaduras romanas – como Centuriões."

+++LEIA MAIS: 13 uniformes memoráveis do Batman ao longo dos anos: mamilos ridículos, fortalezas ambulantes e mais [LISTA]

"E, nos quadrinhos, os personagens sempre pareciam nus com tinta spray – era tudo sobre anatomia, e eu gosto de utilizar isso," continuou Jose Fernandez. "Não sei exatamente onde minha cabeça estava naquela época, mas é o que eu lembro. E assim, adicionei os mamilos. Não tinha ideia de como acabaria nesse burburinho todo."

Na entrevista, também perguntaram ao figurinista por que ele os mamilos eram tão ridicularizados em Batman e Robin, mas não em Batman Eternamente. "Bem, no primeiro, eles eram apenas uma pequena gota de argila. Foi sutil - foi um pontinho," explicou. "Mas, para Batman e Robin, Joel Schumacher amou os mamilos, então ele disse: 'Vamos mostrá-los.' Schumacher os queria afiados, com pontas. Eles também foram circulados, tanto externos quanto internos – tudo foi transformado em uma característica do traje."

+++LEIA MAIS: George Clooney aconselhou Ben Affleck a NÃO ter mamilos em traje de Batman

Por fim, Fernandez revelou como não queria seguir com os mamilos no filme de 1997, mas precisou mantê-los porque o chefe, Joel Schumacher, queria.

Então nós os afiamos, os circulamos e tudo ficou meio ridículo no final das contas

Por que o traje da Batgirl não teve mamilos parecidos?

Batman e Robin também contou com participação de outra personagem dos quadrinhos: Batgirl. No filme, foi interpretada por Alicia Silverstone, mas o traje dela não contava com as mesmas características polêmicas dos personagens-título.

+++LEIA MAIS: Batman: George Clooney evita falar sobre ‘bat-mamilos’ em entrevista

"Com Alicia Silverstone, eles queriam mamilos nela também. Disseram: 'Se os caras têm mamilos, as meninas devem ter mamilos também,'" disse Jose Fernandez. "Após eu esculpir, todo mundo percebeu, talvez não. Foi um pouco obsceno, então tiramos os mamilos."

batman entretenimento notícia cinema Por que responde teve Val Kilmer mamilos Figurinista Batman Eternamente uniforme George Clooney Batman e Robin

Leia também

O Bebê de Rosemary: Paramount+ confirma prequela com Julia Garner


Emma Stone nega ter chamado Jimmy Kimmel de 'babaca' durante o Oscar


Vidas Passadas, longa indicado ao Oscar, ganha data de estreia no Telecine


O que assistir antes de Deadpool & Wolverine, novo filme do Universo Marvel?


Em cena com Madonna: relembre a carreira da cantora no cinema


Artista performática chama Alec Baldwin de 'demônio branco' após acusá-lo de assassinato