- Val Kilmer em Top Gun (Foto: Reprodução / IMDb)

Top Gun 2 utilizou mais de 40 modelos para recriar voz de Val Kilmer com inteligência artificial

Val Kilmer retornou para o elenco de Top Gun 2 e teve uma breve fala após perder a voz por conta de um câncer na garganta em 2014

Redação Publicado em 01/06/2022, às 10h35 - Atualizado em 02/06/2022, às 10h45

[Atenção: Contém spoilers de Top Gun: Maverick]

Para reprisar o papel de Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun: Maverick (2022), Val Kilmer precisou da ajuda de mais de 40 modelos de voz, selecionados a partir de inteligência artificial, para conseguir falar novamente no filme. Ator perdeu a habilidade de falar após um câncer na garganta em 2014.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2 é melhor que o original, destacam primeiras críticas

O roteiro de Top Gun 2 também colocou Iceman na mesma condição de Kilmer, perdendo a voz por conta de um câncer e se comunicando apenas digitando. No entanto, ator tem uma pequena fala, que foi feita utilizando inteligência artificial.

Segundo a Forbes (via Variety), Kilmer utilizou o mesmo processo usado em agosto de 2021, fruto de uma parceria com Sonantic para criar uma inteligência artificial que desse voz a ele. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com a voz original que foi usada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo.

+++ LEIA MAIS: Top Gun 2: Tom Cruise não quer filme em plataformas de streaming; entenda

“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo,” explicou John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado à Forbes. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.”

Segundo a publicação, a empresa limpou antigas gravações de áudio de Kilmer e usou um “motor de voz” para ensinar o modelo a falar como o ator. Esse mecanismo tinha cerca de 10 vezes menos dados do que um projeto típico, o que não era suficiente. Por isso, a empresa decidiu criar mais algoritmos que pudessem reproduzir um modelo de voz com mais qualidade utilizando os dados disponíveis.

+++ LEIA MAIS: Tom Cruise proibiu festas da equipe de Top Gun 2; entenda

“Sou grato a toda a equipe da Sonantic que magistralmente restaurou minha voz de uma maneira que nunca imaginei ser possível. Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o centro de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial,” disse Kilmer em comunicado.


Top Gun: Maverick

Sequência de Top Gun (1986), filme conta com Tom Cruise, Miles Teller, Glen Powell e Monica Barbaro no elenco e acompanha Pete 'Maverick' Mitchell (Tom Cruise) treinando uma nova equipe de graduados Top Gun para uma missão especializada. Longa chegou aos cinemas em 26 de maio de 2022. Confira o teaser:

Uma vez piloto, sempre piloto! ✌️

Agora como capitão dos recrutas, Tom Cruise está de volta em #TopGunMaverick, que estreia dia 26 de maio somente nos cinemas! pic.twitter.com/b286e5yQMv

— Paramount Pictures Brasil (@ParamountBrasil) May 4, 2022
cinema personagem ator voz Top Gun: Maverick Top Gun 2 Val Kilmer inteligência artificial modelos iceman

Leia também

Emily Blunt fala sobre onde estaria sua personagem em 'O Diabo Veste Prada' atualmente


Wagner Moura protagonizará próximo filme de Kleber Mendonça


Colleen Hoover elogia atuação de Blake Lively em 'É Assim que Acaba': 'Talento fenomenal'


Godzilla e Kong: O Novo Império ganha data de estreia nos streamings


Lindsay Lohan e Rachel McAdams estão 'interessadas' em fazer sequência de 'Meninas Malvadas', diz site


Martin Freeman reage a cancelamento por cenas de sexo com Jenna Ortega, 31 anos mais nova