- Eduardo Leite (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Wikimedia Commons) / Chico Buarque (Foto: Divulgação / Mariana Vianna)

Chico Buarque processa Eduardo Leite por uso indevido de imagem em vídeo; entenda

Chico Buarque passa por 'dor profunda' e pede indenização de R$ 40 mil em processo ao governador Eduardo Leite

Redação Publicado em 13/09/2021, às 15h52

O ícone da Música Popular Brasileira Chico Buarque processou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por uso indevido de imagem em um vídeo divulgado nas redes sociais, de acordo com informações do jornal O Globo. As imagens promocionais foram publicadas nas contas do Twitter e Instagram do político em 7 de setembro de 2021, como celebração à Independência do Brasil.

"Nesse 7 de setembro, vale lembrar: a melhor maneira de comemorar a Independência é sendo independente. Porque nós não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Está na hora de retomar as cores do Brasil. E retomar a esperança dos brasileiros", dizia a publicação. Confira o vídeo abaixo:

🇧🇷 Nesse 7 de setembro, vale lembrar: a melhor maneira de comemorar a Independência é sendo independente. Porque nós não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Está na hora de retomar as cores do Brasil. E retomar a esperança dos brasileiros. pic.twitter.com/qqx8cNXoun

— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) September 4, 2021

+++LEIA MAIS: Governador gay Eduardo Leite não defenderá causa LGBTQ+ na campanha à presidência

No vídeo, Leite também defende que o país precisa "voltar para o centro" e critica a "guerra de um lado contra o outro, esse Brasil aí do nós contra eles," fazendo referência à polarização entre as ideologias de direita e esquerda. Depois, menciona o cantor e compositor Chico Buarque, apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o sertanejo Sérgio Reis, quem convocou atos a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como "duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas."

Outros cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil também são destacados na peça publicitária: "Esse Brasil aí do nós contra eles, esse é um Brasil pequeno. É um Brasil que bota pai contra filho, que bota família contra família, como se fosse o Brasil do Pelé contra Garrincha, do Gil contra Caetano, do mestre-sala contra porta-bandeira. Um Brasil que coloca sonho contra sonho e deixa todos vivendo numa triste realidade."

+++LEIA MAIS: Chico Buarque diz que Brasil é 'governado por loucos'

Chico Buarque move uma ação judicial contra o governador e, por meio do advogado João Tancredo, argumenta que está passando por "dor profunda, atingindo-o no âmago de seus valores éticos e morais." O artista defende que não autorizou a utilização de sua imagem para a publicidade e pede a retirada do conteúdo das redes sociais e uma indenização no valor de R$ 40 mil. Leite, porém, relatou como contestará o processo e, em nota oficial à imprensa, disse que o cantor e sua equipe jurídica "não entenderam o vídeo."

 

música política processo Chico Buarque governador eduardo leite

Leia também

Por que Jeff Goldblum não quer ajudar financeiramente os filhos quando forem mais velhos?


Vencedor de 5 Grammys, Ozzy Osbourne quer ganhar um Oscar


Por que Cher se recusou a ter um encontro romântico com Elvis Presley?


Bebê Rena, série de sucesso da Netflix, terá 2ª temporada?


Hacks volta mais engraçada do que nunca para 3ª temporada


Jake Gyllenhaal estreia em nova série, confira o trailer de 'Acima de Qualquer Suspeita'