- Kit Harington em 'Game of Thrones' (Foto: Reprodução HBO)
Jon Snow

Como 'Game of Thrones' intensificou o alcoolismo de Kit Harington

Ator admitiu em entrevista que simplesmente não conseguia se dissociar do próprio personagem, o heroico Jon Snow

Igor Miranda Publicado em 03/02/2024, às 11h33

Antes de Game of Thrones, Kit Harington havia feito poucos trabalhos profissionais. Para se ter ideia: a série que o tornou mundialmente famoso estreou em 2011, enquanto sua estreia como ator havia ocorrido apenas dois anos antes, como o protagonista Albert Narracott na peça War Horse, do teatro inglês West End.

Dessa forma, quando ele começou a dar vida a Jon Snow na trama escrita por George R.R. Martin, tudo era muito novo. E isso deixou um impacto profundo em sua vida pessoal.

Em entrevista a Ben Branson para o podcast The Hidden 20% (via The Times), Harington refletiu sobre seu diagnóstico tardio de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Segundo ele, o problema de saúde era “controlado” com bebida alcoólica, o que levou à dependência.

Curiosamente, segundo Kit, o envolvimento com a bebida foi iniciado por ele não saber como separar o ator do personagem. E não se trata de Jon Snow ser alcoólatra na trama, pois não era o caso. O problema estava nas pessoas tratarem o artista como se ele fosse um herói puro e bondoso, tal qual o sujeito que ele interpretava diante das câmeras.

As pessoas me tratavam como o personagem, que era um herói bondoso, mas na minha vida, pessoalmente, não me sentia assim. E acho que isso levou a algum tipo de cicatriz psicológica. Eu estava bebendo muito. Eu estava passando pelo vício e tudo que isso implica, como esconder o que estava passando e tudo o mais. Era o oposto do personagem que eu estava interpretando, que não sabia mentir.

Ainda de acordo com Harington, dava para sentir o desapontamento das pessoas logo quando elas notavam que, obviamente, ele não era Jon Snow de verdade. Em suas palavras:

A decepção ficava evidente no minuto em que eu começava a falar.

Fundo do poço para Kit Harington

Ainda durante a entrevista, Kit Harington descreveu o momento em que sentiu estar no fundo do poço. Entre 2018 e 2019, ele sofreu uma espécie de colapso quando Game of Thrones concluiu suas filmagens. O astro emendou em outro trabalho, na peça de teatro True West, de Sam Shepard — durante a qual interpretava justamente um alcoólatra.

Àquela altura, o personagem (Jon Snow) e eu ficamos muito misturados. Eu não sabia quem eu era de verdade. E aí comecei a beber continuamente enquanto interpretava um alcoólatra (na peça de teatro). Foi o pior. Foi durante aquela peça que eu meio que sofri um colapso, aí eu contei às pessoas ao meu redor o que estava acontecendo e finalmente agi.

Foram duas tentativas de entrar em um programa de reabilitação. A primeira não deu certo.

Entrei na reabilitação bêbado, fiquei sóbrio lá, mas larguei bem rápido. Decidi tentar lidar com isso sozinho, mas não funcionou depois de cerca de quatro anos.

A segunda, ainda bem, foi um sucesso. E foi justamente quando ele acabou diagnosticado com TDAH, o que direcionou melhor seu tratamento.

Percebi que minha vida dependia disso. Felizmente era o lugar certo na hora certa. Consegui construir uma nova vida a partir daí.

Especula-se que Kit voltará a interpretar Jon Snow em uma série derivada. Que os problemas dos tempos de Game of Thrones não se repitam para o ator.

game of thrones George R.R. Martin Kit Harington jon snow alcoolismo

Leia também

Bridgerton ganha homenagem no Rio de Janeiro após estreia da 3ª temporada


"Culminância de uma trilogia", diz produtor sobre 3ª temporada de What If...?


Quando estreiam os episódios finais da 3ª temporada de Bridgerton na Netflix?


Doctor Who 'é como um rito de passagem', diz Golda Rosheuvel


Jessica Biel admite que teria desistido da carreira se 'The Sinner' não tivesse sucesso


Mindy Kaling aconselha estrelas de spin-off de The Office: "Tentem não rir"