- Antiga casa de Maria Augusta, atual Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves (Foto: Reprodução / Facebook)

Loira do Banheiro: morte de Maria Augusta, a origem ‘verdadeira’ da lenda urbana e casa mal-assombrada

A lenda urbana tem referências ao conto estadunidense da Bloody Mary, mas, na verdade, a Loira do Banheiro é brasileira e se chama Maria Augusta

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/10/2021, às 15h00

A lenda urbana da Loira do Banheiro conta com algumas referências da história norte-americana Bloody Mary. Mas, na verdade, o conto surgiu com a bizarra morte da brasileira Maria Augusta de Oliveira Borges, filha do Visconde de Guaratinguetá. 

Maria morava em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em uma das construções arquitetônicas mais bonitas e chamativas do estado de São Paulo. Atualmente, a casa abriga a Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves — e, segundo a lenda, alunos e professores veem Maria pelo prédio "mal-assombrado," mesmo após sua morte. 

+++ LEIA MAIS: 6 séries de terror incríveis para assistir nos streamings: de Stranger Things a Twin Peaks [LISTA]

Aos 14 anos, foi forçada pelo pai Visconde de Guaratinguetá a se casar com Dutra Rodrigues, um homem 21 anos mais velho e influente na sociedade — e, após o casamento, fugiu para Paris, França, com 18 anos. Em 1891, aos 26, Maria Augusta morreu e seu corpo voltou ao Brasil de navio. 

Quando voltava ao Brasil, ladrões abriram o caixão e roubaram suas joias. Após o assalto, o atestado de óbito sumiu. Com isso, a causa da morte não é certa, mas há a hipótese de que ela teria morrido de raiva, doença comum na Europa que causa desidratação. 

+++ LEIA MAIS: 5 filmes de terror dos anos 1980 que mereciam um remake: Halloween III, Acampamento Sinistro e mais [LISTA]

Segundo o UOL, quando o corpo de Maria Augusta chegou à cidade, foi colocado dentro de uma redoma de vidro na sala da mansão — o que causou muita repercussão em Guaratinguetá. Anos depois, um incêndio tomou conta da casa, fazendo muitos acreditarem que a Loira do Banheiro estava por trás do acidente por ter morrido, hipoteticamente, de desidratação. Além disso, de acordo com alguns relatos, pessoas ouviram o piano de Maria tocar enquanto as chamas cresciam. 

Assim, alunos da Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves contaram suas diversas teorias para invocar o espírito de Maria Augusta: jogar um fio de cabelo loiro no vaso sanitário do banheiro do colégio e dar descarga três vezes. E você, teria coragem de tentar? 

+++ LEIA MAIS: Hellraiser: elenco, estreia, mudanças de gênero e tudo que sabemos sobre o reboot [LISTA]

Terror lenda urbana maria augusta Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alve Visconde de Guaratinguetá loira do banheiro bloody mary

Leia também

Por que Cher se recusou a ter um encontro romântico com Elvis Presley?


Bebê Rena, série de sucesso da Netflix, terá 2ª temporada?


Hacks volta mais engraçada do que nunca para 3ª temporada


Jake Gyllenhaal estreia em nova série, confira o trailer de 'Acima de Qualquer Suspeita'


Fallout tem a 2ª melhor estreia da história do Prime Video


Gabriel Leone encarna Ayrton Senna em primeiro trailer de minissérie da Netflix