- Ricardo Cavaliere (Foto: Divulgação / ABL)

Ricardo Cavaliere é eleito para ABL e é parabenizado por Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa, autor dos quadrinhos da Turma da Mônica, também concorria à cadeira número 8

Redação Publicado em 28/04/2023, às 09h07

Ricardo Cavaliere foi escolhido para ocupar a cadeira número oito na Academia Brasileira de Letras na última quinta, 17. O filólogo recebeu 35 votos, superando Mauricio de Sousa, que teve dois. A cadeira antes era ocupada por Cleonice Berardinnelli, escritora que morreu em janeiro deste ano. 

"Todos nós que temos uma trajetória de vida dedicada à pesquisa e ao ensino dentro das letras, que resultam no ingresso na Academia Brasileira de Letras, claro que nos sentimos muito felizes, realizados e dispostos a trabalhar mais ainda dentro da nossa profissão," Cavaliere afirmou sobre o reconhecimento (via G1).

+++LEIA MAIS: Mauro Sousa vive o pai, Mauricio de Sousa, em filme biográfico

Mauricio cumprimentou o colega: "Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura."

"Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras. Um grande abraço a todos que lutam pela valorização dos autores e, principalmente, pela formação de leitores neste nosso Brasil." completou.

O processo ficou marcado por discussão sobre os quadrinhos após críticas de James Akel. O jornalista também era candidato à cadeira e criticou gibis como forma de literatura em entrevista à Veja: "Fico assustado quando dizem que os brasileiros se alfabetizam com a Turma da Mônica. Defender isso é uma incongruência."

+++ LEIA MAIS: Concorrente de Mauricio de Sousa à ABL critica histórias em quadrinhos: 'Gibi não é literatura'

 

 

notícia Literatura Academia Brasileira de Letras abl gibi Ricardo Cavaliere Mauiricio de Souza

Leia também

Alec Baldwin e família anunciam reality show em meio a acusação de homicídio


Michael Keaton detona mercadorias de Beetlejuice: 'Estranho para cara***'


Janelle Monáe diz que escolhe papéis pelas 'vibrações dos pelos pubianos'


Benedict Cumberbatch revela momento em que chorou ao filmar Eric, da Netflix


Nicola Coughlan, de Bridgerton, se declara após visita ao Brasil: "Te amei"


Sofia Vergara revela que 'reciclou' tatuagem após assumir novo relacionamento